Predestinados em Amor

19/08/2013 10:44

Deus nos escolheu desde antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, e em amor nos predestinou para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo.

 

Não era desejo de Deus que alguém se perdesse, mas pela Sua presciência soube desde o início que haveria na terra vidas que seriam irredimíveis e irreconciliáveis, por mais que a misericórdia de Deus fosse estendida a eles. Por outro lado, o Senhor conheceu de antemão aqueles que O tomariam como o Senhor de suas vidas a fim de sacrificarem os seus desejos e vontades para fazerem aquilo que Lhe era agradável. Não se pode servir a dois senhores. Você está totalmente entregue a um ou totalmente entregue a outro. E aqueles que têm a Deus como o seu Senhor, passam não mais a viver para si mesmos, mas sim para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.

 

Entretanto o Senhor concedeu ao homem a liberdade para fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões, e ele será totalmente responsável por cada ação ou atitude tomada. E embora o filho de Deus deva sempre consultá-Lo acerca de seus planos e ações, para que assim ele possa obter uma direção sobre que rumo mais apropriado ele deva tomar em sua vida, perceberá que nem sempre Deus parece lhe dar uma clara resposta sobre o que decidir. Às vezes Ele deixará seus filhos decidirem sozinhos sobre aquilo que eles deveriam fazer, porque desde que suas vidas foram rendidas à Sua Palavra, Ele confiará de que tudo que vier a suceder contribuirá para o seu bem. Deus tem um domínio completo de tudo que se passa em nossas vidas, e por mais difícil e incompreensível que seja para nós certas situações que enfrentamos, nada escapa do Seu controle.

 

Deus fez do homem um agente moral livre o que lhe permitiu cair no jardim e perder a sua glória e a comunhão que ele antes possuía com Deus. Mas isso possibilitou a Deus manifestar-Se ao homem como o seu Redentor a fim de trazê-lo de volta para o lugar de onde ele estava, e também como um Curador para tratar de suas enfermidades; ou seja, por meio do pecado e da queda da raça humana, Deus pôde manifestar todos os Seus atributos. Embora o homem tivesse deliberadamente caído no Jardim, ele não poderia agora por si mesmo novamente levantar-se da posição em que ele estava. Foi necessário que Deus mesmo assumisse um corpo de homem na semelhança de carne pecaminosa para resgatá-lo e redimi-lo.

 

A fim de tornar nossa esperança segura, Deus fez um juramento para Si mesmo sobre a impossibilidade de que alguma vez Seus filhos se perdessem e, por isso, Ele nos predestinou em amor, sendo até mesmo paciente quando alguns de Seus filhos se rebelam contra a Sua soberana vontade.

 

Deus cuida dos Seus filhos. Ele é o Bom Pastor, e Ele não fica de braços cruzados sabendo que alguma de Suas ovelhas ainda está de fora do Seu aprisco, e Ele as trará de volta mesmo que tenha que forçá-las a isso. Por quê? Porque Ele as predestinou em amor.

 

Este tema “Predestinados em Amor” foi pregado no tabernáculo de São José-SC, e é uma continuação de um outro tema tratado com o título “ Livre Arbítrio Versus Eleição ”. Esperamos que esse estudo seja de bênção para o leitor.

 

Predestinados em Amor

Salve o arquivo em PDF

 

Este sermão intitulado “Predestinados em Amor” foi pregado pelo irmão Diógenes Dornelles, no dia 31 de maio de 2013, sexta-feira à noite, no tabernáculo de São José-SC (Duração: 1h e 37 min.).


Ouça o áudio