Data: 19/02/2013

De: Diógenes

Assunto: O Oleiro é soberano naquilo que faz

Bem, a teologia arminianista não possui subsídios para opor-se à irrefragável realidade da existência de uma semente que não pode ser salva, visto já estar condenada desde o seu nascimento. Se o problema aqui é contextualização, basta-nos simplesmente voltarmos alguns versículos atrás quando Paulo diz que Deus amou Jacó e aborreceu Esaú, mesmo quando não havia nenhuma obra feita por nenhum deles, para que ficasse patente de que a eleição é um ato totalmente soberano de Deus e não o resultado de alguma ação que justificasse a salvação de um e a perdição de outro. Portanto o critério usado por Deus não estava nas obras, mas na natureza de cada um. Concordo que Deus fez o homem perfeito, mas a semente da serpente foi infiltrada na criação por Satanás pervertendo a criação original de Deus. Portanto os filhos da perdição não são exatamente predestinados, mas sim DESTINADOS à ira, isso porque os eleitos possuem uma representação na mente divina desde a eternidade enquanto que a semente da serpente NÃO possui, embora Deus soubesse de antemão que ela estaria imiscuída entre os filhos de Deus. Jesus nos ensinou que Aquele que plantou o trigo NÃO FOI O MESMO QUE PLANTOU O JOIO, e Ele também disse: “Toda a planta que o Meu Pai celestial NÃO PLANTOU será arrancada”. Quando Deus diz em Isaías 57: 16 que há almas que Ele fez, subentende-se também de que há almas que Ele não fez. Deus não tem o desejo de que alguém se perca, porém Ele já sabia por presciência que a semente da serpente jamais se arrependeria de seus atos e por conseqüência tornam-se vasos de ira preparados sim para a perdição. Quanto aos textos gregos existem na verdade duas palavras. A supracitada “katertismena” (a preferida do exegeta Albert Barnes e outros) tem o sentido de “reparado”, “remendado”, “retocado”, “reformado”, “reconstituído”, denotando algo que teve que ser reservado a um determinado fim por força de sua forma original não propiciar um uso mais adequado. Assim, Deus ao ver a semente da serpente de antemão, teve que adequá-la a um fim específico condizente com a sua natureza que é intratável e inconversível, tolerando-os longanimamente. A outra palavra é “katartizo”, que de acordo com Strong, possui o sentido de “fabricado”, “formado”, “construído”, “ajustado”, “composto”, “forjado”, “emoldurado”, mostrando que o oleiro fez INTENCIONALMENTE aquele vaso já com uma finalidade específica estabelecida em sua mente. Ele já determinou de antemão o que e como fazer e ele o faz, como muito bem nos retrata Provérbios 16: 4 sobre as ações de Deus: “O Senhor FEZ TODAS AS COISAS PARA DETERMINADOS FINS, e ATÉ O PERVERSO para o dia da calamidade”. É por isso que Paulo diz que o vaso feito não pode discutir com o oleiro, porque a ele não lhe é dado o direto de determinar o que o oleiro deve fazer, e da mesma maneira Deus tem soberanamente todo o direito de fazer livremente o que Ele quiser.

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