Data: 18/01/2013

De: Diógenes

Assunto: Não há uma remoção de versículos isolados

Se a serpente fosse um simples animal apenas possuído por Satanás como muitos pensam, para quê Deus iria então amaldiçoar a serpente só por isso? Que culpa ela teve? Nesse caso ela teria sido apenas usada, nada mais, visto que nessa interpretação nem foi ela que falou, mas Satanás por ela. Então era Satanás quem deveria ser repreendido para que não mais importunasse aquele pobre animal. E se a serpente foi somente um animal qualquer que não podia falar, por que Deus perderia tempo falando com ela? Ah, sim, não foi com ela, mas com Satanás... Então quer dizer que Satanás anda se arrastando sobre o seu ventre por aí?
Mas a verdade é que no v 14 Deus falou com a serpente, e não para Satanás: “Porquanto fizeste isso...”. Então a serpente (não Satanás), por ser A MAIS PERSPICAZ de todos os animais comuns existentes naqueles dias, fez algo CONSCIENTE, e embora fosse usada por Satanás, Deus pôs a culpa nela por ter aceitado ser usada por ele para seduzir a mulher. Se ali Deus estivesse falando diretamente com Satanás, porque aquela serpente por si mesma não podia falar, era ele então quem deveria ser amaldiçoado e não o animal. Posso concordar que no v 15 Deus esteja também se dirigindo à Satanás, mas quando Ele faz referência à “sua semente”, está se referindo à pessoas reais que viriam pelo nascimento sexual e essa semente foi introduzida pela serpente, assim como Adão introduziu também a sua e que é tão real quanto a outra. E no livro de Lucas na genealogia de Jesus, o nome de Adão é mencionado porque Jesus pelo nascimento carnal veio através dele, como todos os demais filhos de Deus.
Como foi dito no texto, esses versículos estão envolvidos com uma linguagem alegórica. É improcedente atribuir alegoria somente para a palavra “mulher” no v 15, dizendo tratar-se da Igreja como fazem alguns. Não há nenhuma remoção de textos isolados, mas uma linguagem alegórica especificamente para aquele fruto proibido que foi tomado e depois compartilhado.
Porém independente se alguém consegue entender isso ou não, o fato é que existe uma semente da serpente por aí, e que também é de Satanás, e ela é tão real em sua compleição física como a de Adão está sendo. Isso ninguém pode mudar. Judas era semente da serpente e os Evangelhos falam dele como sendo do diabo ou até mesmo “um diabo” (Jo 6:70) É por isso que quando Jesus disse que o inferno foi preparado para o diabo e os seus anjos, nessa palavra “diabo” pode estar incluído tanto Satanás como os seus filhos, que são a semente da serpente, enquanto que os anjos são os espíritos demoníacos. É por isso que as Escrituras dizem também que Satanás “entrou em Judas” (Lc 22:3) porque foi com essa mesma facilidade que ele entrou na serpente e que deixou a sua semente. Porém os filhos do diabo não o são como os de Deus, porque os filhos de Deus são filhos criados por Ele, já o diabo, disse o profeta, não pode criar, mas somente perverter a criação, e foi o que ele fez ao fazer uso de um animal que naqueles dias podia falar e andar ereto como um ser humano.

Novo comentário