Sentinela, Como Está a Noite?
Agora eu quero dirigir algumas palavras para você a partir de Isaías 21:11-12.
Sentença contra Dumá. Gritam-me de Seir: Sentinela, a que hora estamos da noite? Sentinela, a que hora estamos da noite? E a sentinela disse: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntar, perguntai; voltai, vinde.
Estamos vivendo em tempos trabalhosos. Há guerras e rumores de guerras, e o juízo está chegando. Esta é a geração que verá todas as coisas cumpridas. Quando Cristo em Mateus 24 falou de Sua Vinda, a Cruz estava levando-O embora, e a era do Evangelho estava chegando. Durante esse tempo, o Espírito Santo estava para vir e preparar o povo para a Segunda Vinda. Será o momento mais glorioso de todos quando Jesus vier pela segunda vez em poder e glória, para receber a Sua Igreja.
Eu percebo que dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo estão observando e pesando cada palavra. Eu tenho que ter muito cuidado ao falar. Eu não gostaria de dizer qualquer coisa da qual eu teria vergonha no Dia do Juízo. Eu quero falar com você do meu coração. Eu creio que se Deus estivesse aqui esta noite em forma visível, e falasse-nos, Ele iria dirigir nossos pensamentos para dizer algo sobre a Segunda Vinda de Cristo. As horas estão escurecendo. Grandes ismos estão varrendo a terra. As coisas que Jesus falou pouco antes que Ele fosse para a cruz estão acontecendo diante de seus olhos. As profecias do Antigo e do Novo Testamento estão sendo cumpridas rapidamente. Muitas profecias de Cristo foram cumpridas nas últimas horas de Sua vida. Agora, novamente estamos na hora do cumprimento profético.
Recentemente foi-me dito que muitos dos judeus que retornaram para a Palestina estavam lendo o Novo Testamento pela primeira vez. Eles dizem: “Se Jesus é o Messias, deixe que ele realize o sinal de um profeta e vamos aceitá-Lo”. Eu oro para que quando Deus me permita ir a Jerusalém, que o Seu poder desça como tem descido aqui na América e em outros países. Jesus pode provar que Ele é um Profeta, e pode fazer as coisas que Ele fez lá atrás nos primeiros dias. Eu espero ver um avivamento que literalmente irá varrer dezenas de milhares de pessoas para o reino de Deus. Recentemente eu aprendi que a estrela de seis pontas de Davi – alguns dizem que é a bandeira mais antiga do mundo – está voando esta noite sobre Jerusalém pela primeira vez em 2500 anos. Os judeus são a figueira de que Jesus falou em Mateus 24. Sabemos que esta geração não passará até que se cumprissem todas essas coisas, porque nós somos a única geração que viu a figueira fazendo brotar os seus botões. Eu creio que esta geração verá Jesus Cristo vir pela segunda vez em glória e majestade.
Quando vemos a agitação, conflitos, paz instável, homens desmaiando de terror, tempos de perplexidade, angústia entre as nações, todas estas coisas vindo a acontecer, então cabe a nós como nos dias de Isaías olhar para cima e dizer: “Sentinela, a que hora estamos da noite?”. Nos dias passados, a sentinela, quando estava escuro, subia os degraus, entrava na torre e verificava o tempo pelas estrelas enquanto elas passavam. Posso imaginar na cidade de Jerusalém, no tempo de Isaías, um homem em uma noite quente. Ele não pode descansar; ele está ansioso para ver a manhã chegar, e ele clama: “Sentinela, a que hora estamos da noite?”. Eu acho que isso se aplica hoje. Homens e mulheres estão vivendo sob a pressão do pecado e de seu poder; o diabo engana-os; há um corre-corre para lá e para cá, homens desmaiando de terror, olhando para as coisas que vem sobre a terra, e ao ver a Bíblia de Deus se cumprindo, novamente eles clamam: “Sentinela, a que hora estamos da noite? Que horas são? Quando? Quando a manhã chegará?”. O vigia gritava de volta: “A manhã vem, e a noite também”.
É o momento em que estávamos gritando: “A que hora estamos da noite?”. A angústia está sobre a terra. O comunismo está varrendo a terra e há guerras e rumores de guerras. Eles estão falando de paz, paz. Mas quando eles dizem “paz”, então virá repentina destruição. O mundo está maduro para a destruição. Quando as pessoas se recusam a saber a verdade, quando elas viram as costas para as coisas de Deus, e chamam o poder de Deus de superstição e querem uma forma de religião, eu creio que é hora de se ter um reavivamento à moda antiga enviado por Deus como nos dias de Elias. Elias olhou para os céus por três anos e seis meses, e disse: “Todo o céu parece de bronze”. O bronze é um símbolo de juízo. O altar de bronze, a serpente de bronze – a própria serpente era, e o bronze, falavam do juízo divino. O juízo divino estava sobre Israel, porque eles eram um povo incrédulo que tinham virado as costas para a verdade, o Deus vivo, e passaram a adorar deuses pagãos e ídolos.
Somos uma das maiores nações do mundo; temos o melhor país do mundo, mas os cupins comunistas têm comido os fundamentos sob nossa nação, e hoje ela está em uma condição de desmoronamento. O pecado é abundante e a escuridão está se instalando em todos os lugares. Como nos tempos de Elias, as mulheres pintam os seus rostos como Jezabel. Um ministro me levou a uma igreja para me apresentar sua esposa, e lá ela sentou-se com o cabelo cortado com seus grandes brincos pendurados para baixo. Parecia que o próprio diabo estava sentado em volta de seu pescoço e usando-os para estribos de uma sela. Ele disse: “Irmão Branham, quero apresentá-lo à minha esposa, ela é uma santa”. Eu olhei para ele e pensei: “Ela se parece mais com um fantasma do que uma santa. A única mulher na Bíblia que se pintava para se encontrar com um homem foi Jezabel. Você é sua filha? Esse espírito ainda vive. Deus leva o homem e o diabo leva o homem, mas o espírito permanece na terra. Esse mesmo espírito de Caim e Abel vai direto até o Cristo e ao anticristo. Lembre-se o que aconteceu com Jezabel. Ela foi dada de comer aos cães!
O que precisamos hoje em dia é de uma boa reunião do Espírito Santo à moda antiga e de uma limpeza. A Bíblia nos adverte para termos cuidado para que não haja nenhuma fonte de amargura. Lá embaixo, da terra de onde eu vim, havia uma boa fonte, e eu costumava beber dela. Eu poderia dizer que a água era boa, pois ela era clara. Às vezes um porco de um fazendeiro saía e se enlameava na fonte e deixava-a barrenta. Eu digo a você irmão, às vezes algo acontece com a igreja do Espírito Santo. É como se os porcos entrassem no córrego e o enlodasse. O batismo do Espírito Santo é para nos tornar diferentes, agir diferentes e parecer diferentes.
Deus é um Separador ao trazer o Seu povo do pecado. Lá no Egito, Deus separou o povo, fazendo a diferença entre o Seu povo e o mundo – os israelitas e os egípcios. Hoje Deus faz a diferença entre o Seu povo e o mundo. Quando um homem nasce de novo, o Sangue do Cordeiro lava os seus pecados. Ele, então, é separado do mundo e ele se torna uma nova criatura em Cristo Jesus.
No Antigo Testamento, Elias estava se preparando para um avivamento. Qual foi a primeira coisa que ele fez? Ele disse ao povo para chamar todos os seus adoradores de ídolos para o monte. Ele, então, disse: “Se o Senhor é Deus, segui-O; mas se é Baal, segui-o”. (I Reis 18:21) Nós temos o mesmo desafio esta noite. O que fez a Rússia comunista ser o que ela é hoje? Porque aqueles que professavam religião não eram diferentes daqueles do mundo. Eles ficaram doentes e cansados dos seus deuses e tirando o dinheiro das pessoas e sem lhes dar nada em troca. Elias disse: “Venha até aqui, vocês profetas de Baal, e profetizem... e deixem que o Deus que responder com fogo seja Deus”.
Isso parecia engraçado para Acabe – Elias ali de pé contra todos os profetas de Baal. Acabe confiou em sua espada, em seu exército e nos seus deuses. Deixe-me dizer-lhe uma coisa irmão: a nação que confiar em sua armadura ao invés de Deus – que seja maldita essa nação! Posso ver Davi e Golias parados naquela encosta; Golias tinha toda a vantagem sobre Davi. Ele era um guerreiro; ele tinha sua armadura, seu escudo e sua lança. Ele disse que ele era o maior homem entre todos eles, e ninguém podia derrotá-lo. É exatamente assim que é a atitude das nações hoje, quando elas ficam todas blindadas com aviões a jato e bombas atômicas. Mas chegou o pequeno Davi contra Golias. Saul disse: “Tu és ainda moço, e aquele é homem de guerra desde a sua mocidade”. Davi respondeu a Saul: “Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e lá veio um leão e um urso, e tomou uma ovelha do rebanho, e eu saí atrás dele, e o feri, e o livrei de sua boca, e quando ele se levantou contra mim, eu o peguei pela barba, e o feri e o matei”. Ele passou a dizer a Saul que se Deus lhe deu poder sobre estes, quanto mais Ele lhe daria poder sobre o incircunciso filisteu.
Eu preferiria confiar em Deus e não ter nenhuma armadura de homem de modo algum quando bombas atômicas começassem a cair pelo mundo! Davi saiu e deixou que colocassem a armadura de Saul sobre ele. Você pode imaginar o jovem rapaz com uma armadura de dois metros de Saul. É assim que eles enviam um pregador hoje. Eles o levam lá para o seminário e o embalsamam primeiro. Sabe, essas antigas igrejas frias me fazem lembrar um necrotério, com um monte de membros mortos neles. Depois os pregadores eclesiásticos colocam algum tipo de formol neles, e eles ficam mortos também. Posso ver Davi lá fora, com a sua enorme e velha armadura, e eu posso imaginá-lo dizendo: “Eu não sei nada sobre essa coisa; eu não provei isso”. Eu gostaria que houvesse mais para provar a sua experiência. A salvação não vem através do conhecimento da geologia, mas por saber joelhologia. Posso ver Davi enquanto ele andava por lá, e como o gigante disse: “Quer dizer que você veio até aqui para lutar comigo? ...Vou dar a tua carne às aves do céu, e as feras do campo”. Davi respondeu: “Você veio com um escudo e uma lança e uma espada, mas eu venho em nome do Deus de Israel”. A munição mais potente do mundo é o poderoso Nome do Senhor Jesus Cristo! Verificamos na história que o pequeno Davi correu com uma funda e pegou cinco pedras, colocou-as em sua funda e saiu para se encontrar com o filisteu. Cinco pedras, cinco dedos para jogá-las... J-E-S-U-S... F-É. [“Fé” em inglês possui 5 letras – Trad.] E aí vai girando e girando. E quando Davi joga-a, ele acerta o alvo e o filisteu caiu morto no chão.
Quando Elias disse: “Reúna o teu povo para fora agora, vamos ver quem é Deus”, ele rolou doze pedras. Cada uma das pedras foram para cada tribo dos filhos de Israel. E reparou o altar do Senhor que havia sido derrubado. Se alguma vez o altar do Senhor precisa de um conserto é hoje. A cerveja, as mesas de baralho tomaram o lugar do antigo altar. Os metodistas e os batistas deveriam fazer o mesmo reparo no altar do Senhor em suas casas. A América não será salva a menos que ela reconstrua o altar de suas casas.
Vemos tempos trabalhosos se aproximando. O problema está em cada mão. Quando estávamos na Finlândia, eles nos disseram: “Olhe para a America; está vindo em sua direção”. Eles nos disseram sobre aviões a jato e os hangares subterrâneos até mesmo em suas fronteiras. Os trens que corriam através daquela área tiveram que ter suas janelas enegrecidas. Pode haver um tempo nos Estados Unidos quando um milhão de pessoas serão mortas em questão de alguns minutos. O juízo está próximo. Deus não destrói. Deus preserva. Mas o homem através do seu conhecimento destrói a si mesmo.
No Jardim do Éden havia duas árvores; uma era a Árvore da Vida, e a outra era a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Quando o homem deixa a Árvore da Fé e come da Árvore do Conhecimento, ele traz destruição para si mesmo. É hora de gritar: “Sentinela, a que hora estamos da noite?”. Como a sentinela da Bíblia escalava a torre para ver as estrelas a fim de dizer a hora da noite, assim temos uma Sentinela que escalou as muralhas do céu, e está assentado à destra de Deus. Nossa Sentinela é Jesus Cristo, e Ele nos diz que a noite está chegando.
Algum tempo atrás eu estava no Colorado nas montanhas, observando uma águia. A velha águia estava tirando os seus filhotes do ninho. Ela os colocou em suas asas, e com seus bicos as aguiazinhas se seguravam nas asas de sua mãe, e ela voou para um campo coberto de capim verde. Os filhotes começaram a correr em volta, chilreando e comendo grama e tendo um bom tempo. A mãe águia foi para o pico mais alto até onde ela poderia chegar e sentou-se. Ela observava, olhando para todos os lugares para ver se de lá havia um coiote ou qualquer outro animal que pudesse lhes fazer mal. Depois de algum tempo, ela levantou sua grande cabeça. (Eu estava observando através dos binóculos) Algo estava errado; ela estava inquieta. Ela podia sentir o cheiro de uma tempestade vindo de longe. Aquelas do norte vêm muito rápido. Ela ergueu as grandes asas e voou para o vale para avisar os seus pequeninos da tempestade que se aproximava. Amigo, o Pai está cuidando de nós. Ele está observando a Igreja para protegê-la e levá-la para estar com Ele quando a tempestade romper.
Cristo disse: “Eu vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre todos os poderes do inimigo; e nada vos fará dano algum”. (Lucas 10:19) Mas há muitos hoje que negam o poder de Deus. A Palavra diz que seria assim; as pessoas seriam egoístas, avarentas, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus... tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela... Destes afasta-te”. Agora, quando esse pássaro viu aquela tempestade, ela espalhou suas asas, soltou um grito terrível, e para a terra ela veio. As aguiazinhas puseram os pés sobre as suas grandes asas, e foram direto para a face daquela tempestade, e então, correram para o abrigo da rocha. Comecei a gritar e louvar a Deus. Eu pensei: “Sim, Jesus assenta-Se cuidando de Seu pequeno rebanho, e um dia virá uma tempestade varrendo sobre a terra. Quando a grande perseguição vier, e o juízo cair sobre a terra, então Jesus virá sobre as asas de glória, e nós poderemos fugir para a Rocha no tempo da angústia. Aleluia! “Sentinela, a que hora estamos da noite?” Ele disse: “Vem a manhã e a noite também”. É sempre mais escuro antes do amanhecer. A noite existe pouco antes do raiar do dia. É geralmente no período mais escuro quando as estrelas brilham mais brilhante. Os que se levantam de madrugada são aqueles que vêem a estrela da manhã! Jesus Cristo é a Estrela da Manhã! A Bíblia diz que “ao que vencer será dada a Estrela da Manhã”.
Algumas das estrelas ou planetas brilham pela luz refletida. Daniel diz que nós devemos brilhar como as estrelas, mas isso será pela luz refletida do Sol da Justiça. Quando você vê a glória de Deus nos cultos, não somos nós que brilhamos, mas é o Espírito Santo brilhando através de nós. Agora é a hora de deixar a sua luz brilhar em um mundo cheio de escuridão. Antes que a manhã possa romper, quando a verdadeira luz do sol consegue brilhar, estas estrelas refletem o poder do Senhor Jesus Cristo nestes últimos dias. Deus nos quer para refletir Sua vida.
O batedor de ouro costumava levar o ouro e batê-lo com um martelo até que o reflexo do batedor aparecesse na coisa que ele estava batendo. Quando ele tem todo o lodo de fora disso, toda a sujeira fora dele, ele conseguia ver a sua imagem nele e ele sabia que era o ouro real. O Espírito Santo, a marreta de Deus, tem obtido a igreja, as jóias da terra, as pepitas de ouro, e está usando pregadores do Espírito Santo para vencer o mundo. O lodo e a sujeira estão caindo, mas Deus terá um remanescente, os eleitos, que irão refletir o poder do Senhor Jesus Cristo.
Um missionário estava atravessando um deserto e se encontrou com um infiel. O infiel disse: “Coiotes estiveram aqui na noite passada”. O missionário perguntou-lhe como que ele sabia disso. O infiel respondeu: “Aqui estão os sinais; eu sei que eles estiveram aqui”. E Jesus disse: “Estes sinais seguirão aqueles que crêem”. Sabemos quando um avivamento do Espírito Santo está em operação, pois podemos ver os sinais. Jesus está aqui, pois nós podemos ver os sinais. O Cristo ressuscitado está em nosso meio esta noite, andando entre as igrejas, os sete candeeiros de ouro, com as estrelas em Suas mãos. Agora é o momento de as estrelas brilharem e refletirem a glória do Filho de Deus e mostrar que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Haverá uma paz internacional, a paz eterna quando o Sol da Justiça trouxer cura em suas asas. A manhã irá romper e então aqueles que riram desta Mensagem serão como aqueles que viveram nos dias de Noé. Eles riram de Noé, mas você pode imaginar como eles se pareciam quando a tempestade veio e a Arca foi levantada. A mesma coisa que eles zombavam salvou Noé. Hoje a coisa de que o mundo está rindo condenará o mundo. O Espírito Santo será levado, e aqueles que permanecerem na Terra enfrentarão o juízo.
Você que está deixando sua luz brilhar, quando chegar a hora, será com as estrelas. Somos pela cruz do Calvário pequenos pedaços da Estrela da Manhã, pois nos tornamos carne da Sua carne e osso dos Seus ossos, por termos nascido no Reino de Deus e cheios do Espírito Santo. Em breve iremos ouvir o grito: “Eis que vem o Esposo, ide-Lhe ao encontro”. Sentinela, a que hora estamos da noite? A noite está aqui – a escuridão está sobre as pessoas. Mas a manhã também vem! Aleluia!
Texto original: “Watchman What of the Night?”
NOTA: este sermão pregado por William Branham foi gravado e editado pelo Rev. Gordon Lindsay e publicado em um livro chamado “Sermões de William Branham”.
Salve esse arquivo