O Ministério do Irmão Lee Vayle

06/06/2018 16:15

Como você deve saber, o propósito deste nosso site é de divulgar o fabuloso ministério de cura divina de William Branham e sua mensagem, da mesma forma como o ministério de ensino do irmão Lee Vayle e de seu associado, o irmão Brian Kocourek, além também dos estudos que nós mesmos temos ministrado. O que apresentaremos a seguir é uma tradução que fizemos de um breve resumo sobre o ministério de ensino do Rev. Lee Vayle, feito por um portal que divulga o seu acervo doutrinal na forma de textos, áudios e vídeos. Acreditamos que esse texto poderá ajudar ao leitor a ter uma compreensão ainda maior da importância que o próprio irmão Branham atribuía ao ministério de Lee Vayle, como uma ferramenta de apoio que Deus lhe concedeu, para propagar e tornar conhecida a sua mensagem para a Noiva de Cristo. Nós não expusemos nesta publicação todas as referências dos sermões dos irmãos Branham e Vayle, os quais foram utilizados para esse artigo, mas você poderá obtê-las acessando ao final dessa publicação o site de onde o texto foi originalmente publicado.

 

O Ministério do Irmão Lee Vayle

 

 

Lee Vayle (28 de setembro de 1914 – 22 de junho de 2012) foi um ministro cristão, o qual foi um amigo pessoal de longa data e associado a William Branham e seu ministério mundial.

 

A Primeira Associação Com William Branham

 

Lee Vayle participou primeiramente da campanha Branham em 1947 no Canadá. Mais tarde, ele conheceu a William Branham pessoalmente em agosto de 1953. Ele comentou sobre o desenvolvimento e a natureza de sua amizade e associação com o profeta de Deus no sermão intitulado "Relembrando" (13/04/1986) Edmonton, Alberta Canada.

 

Lee Vayle contou o que William Branham lhe disse quando se conheceram em agosto de 1953:

“O irmão Branham disse: ‘Vayle, eu vi você chegando, há uma chama de fogo sobre sua cabeça, isso é o espírito de profecia’.”

 

Ministério Público

 

Houve diferentes reuniões onde Lee Vayle serviu como administrador e também ministrava nos cultos da tarde nas campanhas do irmão Branham. William Branham na ocasião se referia a ele nessas habilidades.

 

O ministério de ensino das mensagens de Lee Vayle em relação à mensagem de William Branham (antes e após a morte de Branham) abrange mais de 50 anos, e várias décadas de seus sermões de ensino que foram registrados estão disponíveis e acessíveis on-line. Ele viajou extensivamente por todos os EUA e Canadá, bem como no exterior por muitos anos ministrando, como é evidenciado por seu catálogo de sermões. Sua cidade e igreja ficavam em Saint Paris, Ohio, e chamava-se Igreja do Evangelho da Graça.

 

Ele foi identificado por William Branham como um irmão onde qualquer ministro ou leigo poderia procurá-lo para lhe fazer qualquer pergunta que pudessem ter com respeito a doutrina de William Branham.

 

Lee Vayle escreveu o livro O Profeta do Século XX, o qual William Branham acreditava que seria uma grande obra-prima e o maior trunfo para o seu ministério desde o início de suas campanhas públicas.

 

Ele também gramaticou o livro de William Branham “Uma Exposição das Sete Eras da Igreja”. O livro foi baseado na série de sermões das sete eras da igreja que o irmão Branham pregou em 1960. Este projeto exigiu uma quantidade extensa de tempo e pesquisa. O irmão Vayle estava em comunicação contínua com o irmão Branham sobre a realização deste livro. Outros ensinamentos doutrinários foram integrados, e este livro permanece como a maior tese doutrinal do ministério já publicada, da qual William Branham ficou muito satisfeito.

 

William Branham e Lee Vayle Comparáveis a Moisés e Arão

 

 

Muitas coisas que o próprio William Branham disse dão testemunho da relação única que existia entre ele e Lee Vayle.

 

Lee Vayle declarou:

“O irmão Branham me disse depois que eu escrevi os livros; ele disse:

‘Lee, eu creio que assim como Deus deu Arão a Moisés para explicar o seu ministério, Ele me deu você para explicar sobre mim e o meu ministério’.

Eu estou fazendo isso. Você não precisa acreditar. Você pode fazer o que quiser”.

 

William Branham fez declarações que afirmam o pensamento de um tipo de “Moisés e Arão” nos últimos dias.

“Assim como nós tivemos um verdadeiro Moisés e um verdadeiro Arão, assim tivemos um Janes e Jambres depois deles”. “Tem que haver um Janes e Jambres se levantando nos últimos dias para resistir a Moisés e Arão”.

 

William Branham, embora fosse um profeta vindicado, não era um homem instruído e nem um mestre das Escrituras, como ele reconheceu muitas vezes.

 

(10/08/1950) “Eu não sou um mestre...” (09/06/1953) “Eu não sou um mestre; estou longe de ser um expositor da Bíblia”. (06/03/1954) “Eu não sou um mestre, de jeito nenhum”. (14/05/1954) “Eu não sou um mestre”. (06/08/1955) “Eu não sou muito de um mestre...” (10/11/1955) “Eu não sou um mestre. Eu não sou muito de um teólogo. Eu não tenho nenhuma instrução”. (08/01/1956) “Eu não sou muito de um mestre...” (13/02/1956) “Eu não sou um mestre...” (21/06/1956) “Eu não sou um mestre”. (07/12/1956) “Eu não sou um mestre”. (28/08/1957) “Eu não sou muito de um mestre”. (16/03/1958) “Eu não sou um mestre”. (11/06/1958) “Eu não sou mestre da Bíblia...” (16/04/1959) “Eu estou longe de ser um mestre.” (03/03/1960) “Eu nunca poderia assumir o lugar de um mestre, porque eu não sou um mestre”. (11/12/1960) “Eu estou muito longe de ser um mestre”. (21/06/1962) “Eu não sou um mestre”. (15/07/1962) “...Nem sou um mestre”. (26/07/1962) “Eu não sou um mestre...” (22/03/1963) “E então, eu não sou um mestre.” (03/08/1963) “Eu não posso... colocar-me como um mestre”. (25/08/1963) “Eu não sou um mestre...”.

 

William Branham reconheceu a diferente natureza do seu chamado e da necessidade do ministério de Lee Vayle, chamando Lee Vayle de um mestre profundo:

 

“O irmão Vayle é um mestre muito profundo e realmente de uma boa instrução. Eu não tenho instrução suficiente para desmembrar isso. Mas de uma forma ou de outra, o Senhor me ajuda a sobreviver”. “Eu não tentaria tomar o lugar do irmão Vayle ou o seu lugar. Seria tão difícil para mim tomar o lugar dele, provavelmente, como para ele tomar o meu lugar. Então, nós apenas permanecemos em nosso chamado”.

 

Em outro sermão, o irmão Vayle disse: 

“Ele (o profeta) disse: ‘Veja Lee, eles não estão entendendo. Está sobre as cabeças deles. Talvez você possa dividir isso e ensinar-lhes’.”

 

Esse tipo tem precedente bíblico como em Êxodo 4:14-16, quando Moisés contendeu com Deus a respeito de sua incapacidade de se comunicar e a resposta do Senhor foi dar-lhe Arão para ajudá-lo.

 

Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e Eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.

 

Um ponto notável é que “Arão” significa na verdade “mestre".

 

William Branham também colocou a palavra de Lee Vayle sob o sinal de vindicação da mesma forma que a sua. Aqueles que estão familiarizados com o ministério de Branham entendem que este é o último sinal de vindicação – o sinal do Messias.

 

“Agora, eu quero que você seja realmente reverente, só por alguns momentos. A hora agora está próxima, para tudo o que tenho dito e tudo o que o Dr. Vayle disse, e todas as Escrituras prometeram que isso tem que ser encontrado ser a verdade ou falso. Tem que estar certo ou errado...”. “Essa luz dará testemunho do que é”.

 

“Deus escolheu Moisés e Deus escolheu Arão, e era a mensagem do dia”.

 

“Um verdadeiro profeta de Deus, um verdadeiro mestre está tentando trazer a igreja para uma unidade de espírito, para que eles possam reconhecer a Deus”.

 

Divindade e Presença ou Aparição

 

O ensinamento central de Lee Vayle foi delinear a doutrina de William Branham sobre o Pai e o Filho, bem como a da Presença (parousia), a Aparição do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Este ensinamento está baseado na revelação da Escritura e é a essência da mensagem de William Branham. Ele expõe a realidade do próprio Senhor (Deus Pai) descendo (para a terra) com um Alarido (a Mensagem), Voz e Trombeta, para trazer uma revelação, ressurreição e um arrebatamento (Apocalipse 10:1; 1 Tessalonicenses 4:16, Efésios 1: 17-23). Sua aparição tem a ver com o cumprimento do Salmo 110:1 “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à Minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés”, o que conclui com todos os inimigos de Cristo se sujeitando (1 Coríntios 15:24-28). Isso desceu, a presença pessoal da aparição de Jeová (o próprio Senhor) que precede a reunião da Noiva do Senhor Jesus Cristo (o Filho de Deus) nos ares. O tempo de Sua Aparição é necessário para colocar a Noiva em ordem (ou sujeição) e em uma condição para ser transformada e, posteriormente, encontrar o Senhor nos ares. Ele fez a Sua primeira aparição pública no rio Ohio em 1933, enquanto William Branham estava batizando um convertido a Cristo. Essa Presença foi identificada durante toda a vida e ministério de William Branham pelo discernimento dos pensamentos e intenções do coração. É o aparecimento de Cristo antes da vinda de Cristo e levará a Noiva ao milênio. Veja a série Presença e O Arrebatamento para mais informações.

 

Notabilidade Mundial e Divulgação do Ministério Singular de Ensino da Mensagem por Lee Vayle

 

Não há outro ministro associado ao ministério de William Branham mais reconhecido do que Lee Vayle. Existem crentes em todo o mundo que apóiam a autoridade do ensinamento da mensagem de Lee Vayle em conexão com a mensagem de William Branham.

 

A Gravações “A Voz de Deus”, que publica e distribui os sermões de William Marrion Branham através de várias mídias em todo o mundo e que é operada pelos filhos de William Branham (Joseph e Billy Paul Branham), tiveram isto a dizer em reconhecimento a Lee Vayle:

 

Não é sempre que um homem faz uma marca na história. Nós olhamos para trás na Bíblia e pensamos: “Onde estaríamos se Deus não tivesse ungido tais escribas como Seraías, Safã, e Esdras?". Estes são os homens que preservaram a Palavra de Deus para impressão, e o seu trabalho colocou uma fundação para o que temos hoje.

 

Recentemente, um desses grandes homens foi estar com o Senhor. O irmão Lee Vayle, o homem que trabalhou severamente com o profeta para preservar as Sete Eras da Igreja na forma escrita, fez uma marca na história que jamais será esquecida. Ao ceder seus talentos e experiência para a unção da Palavra, o Senhor usou suas mãos para tomar as palavras do irmão Branham e produzir um livro que mostra a verdade inegável da Mensagem de Malaquias 4. Deus depois usou Uma Exposição das Sete Eras da Igreja para converter os corações de centenas de milhares de pessoas de volta ao Evangelho de Jesus Cristo.

 

Com apenas um punhado de homens ao longo da história que fizeram tal marca, sua vida de serviço teria sido concluída quando a última palavra foi escrita no livro As Eras da Igreja, mas o irmão Vayle continuou o seu serviço para a Noiva de Cristo por décadas como um pastor e ministro do Evangelho.

 

 

Fonte: "Lee Vayle, a Chosen Vessel"

 

Salve esse artigo