Nova Enchente no Rio Ohio

25/05/2011 16:26

Olhando Para Trás: A Enchente de 2011 

Melhorias de infra-estrutura no decorrer dos anos economizaram milhões, dizem as autoridades.

 Por DAVID A. MANN

David.Mann@newsandtribune.com

 

LOUISVILLE – Se não fosse por um sistema de controle avançado e de procedimentos que foram postos em prática quando a situação evoluiu, a enchente do mês passado poderia ter sido muito pior.

Essa foi a mensagem das autoridades que com o Corpo de Engenheiros do Exército norte-americano enfatizaram, durante uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira em Louisville.

“Vocês viram níveis históricos de água em nossos rios e em nossos lagos, porém vocês não viram níveis históricos de danos”, disse o Coronel Keith Landry, chefe do gabinete da divisão de Louisville.

“A razão para isso é a série de lagos e represas que estão no local para impedir a água de inundar vilas e cidades ao longo do Rio Ohio”, disse ele. Também houve medidas de emergência que foram tomadas em locais como em Smithland, Kentucky – perto de Paducah – onde um sistema de paredão de areia foi construído em cima de um dique para conter as águas das cheias.

“A água chegou a poucos centímetros da cobertura daquelas paredes”, disse Landry.

Dependendo do local, o sul de Indiana e o centro-norte de Kentucky receberam entre 380 a 500 milímetros de chuva durante o mês de abril. Muito disso caiu tudo de uma só vez – quando as tempestades varreram a área por aproximadamente cinco dias de chuva consecutivos, começando por volta do dia 23 de abril. Municípios ao longo do Rio Ohio ficaram sob a advertência de uma inundação durante os dias que se seguiram, até o começo de maio.

“Havia bastante água armazenada [no rio e em lagos de sustentação] para encher uma área do tamanho do Metro Louisville”, disse Steve Rager, diretor de emergência do distrito de Louisville.

“Cremos que evitamos um prejuízo no valor de 15 milhões de dólares, só na cidade de Louisville”, disse Landry.

“A coordenação desse esforço necessitou de muita comunicação entre as autoridades locais, estaduais e federais”, disse o General de Brigada John Heltzel, o diretor da Administração de emergência e o Vice-Comandante da Guarda Nacional de Kentucky.

“Se não fossem as medidas de controle da inundação nós estaríamos falando de uma perda de vidas muito maior”, disse ele.

“Foi uma batalha de centímetros”, disse Landry.

O total de chuva do ano, pouco mais de 760 milímetros, é bem perto do que caiu por volta desta mesma época durante a grande enchente do ano de 1937. No entanto, em termos de cume do Rio Ohio, a enchente de 1937 ainda é a mais alta já registrada. Ela alcançou 26 metros na parte inferior da Represa de McAlpine, comparada com os 19,15 metros do mês passado. O rio desceu para 11,61 metros. O grau de inundação é de 16,76 metros.

A primavera de 2011 ainda não está totalmente terminada.

Existe 40 por cento de chance de aguaceiros e temporais hoje e de 80 por cento de chance nesta noite (25/05). Esse sistema poderia deixar cair de 6 a 12 milímetros de chuva, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Quinta-feira parece outra lavagem, com 70 por cento de chance de chuva. Entre 12 e 18 milímetros é então possível.

O fim de semana parece que será mais seco por enquanto.

 

Fotografia por C.E. Branham 

A enchente fechou a estrada do Moinho Blackiston em Clarksville em abril, mas as autoridades junto com o Corpo de Engenheiros do Exército norte-americano disseram na terça-feira, que os sistemas avançados de controle de inundação e os procedimentos, impediram que a situação de inundação no sul de Indiana  se tornasse muito pior.

Fonte: Jornal News and Tribune 

 

Veja também alguns vídeos sobre a enchente do rio Ohio de 1937:

Olhando ao Passado Para a Enchente de 1937
Aniversário da Grande Enchente do Rio Ohio de 1937
Homem Contra o Rio Ohio
A Enchente do Rio Ohio Em Cincinatti
A Enchente do Rio Ohio Em Portsmouth
A Enchente do Rio Ohio Em Ironton