14 DE ABRIL

14/04/2019 00:00

1471 - O rei deposto e exilado da Inglaterra, Edward IV, derrotou as forças do rei Henry VI na Batalha de Barnet, perto de Londres, permitindo-lhe retomar o trono. 

1814 - Um decreto das Cortes Espanholas habilita o Porto de Puntarenas para o comércio exterior, pelo qual se realizaram todas as exportações de café da região de Costa Rica até a segunda metade do século. 

1854 - Na cidade de São Salvador, começam a ocorrer abalos sísmicos. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída. 

1865 - A morte do chefe supremo da Guatemala, Rafael Carrera, instaura a guerra civil entre liberais federalistas e conservadores. 

1865 - O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth. Ele morre um dia depois. 

1866 - Anne Sullivan Macy, Helen Keller professora, nasceu perto de Springfield, Massachusetts. 

1890 - Surge a União Panamericana na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington, em que estabelece esta data como Dia das Américas. 

1895 - Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway. 

1902 - O empresário norte-americano JC Penney abriu sua loja de bens secos primeiro Kemmerer, Wyoming. 

  1904 - Sir John Gielgud, um ator Inglês, produtor, diretor e considerado um dos maiores artistas de sua geração no palco e na tela, especialmente como um ator de Shakespeare, nasceu. 

1907 - Um forte terremoto quase destrói toda cidade de Acapulco, no México. 

1908 - O Parlamento da Dinamarca aprova o sufrágio universal e o direito ao voto às mulheres. 

  1924 - Arquiteto americano Louis Sullivan, o pai da arquitetura moderna americana, morreu em Chicago. 

1931 - É proclamada a Segunda República na Espanha e a Constituição de um governo provisório precedido por Niceto Alcalá Zamora. 

1947 - O transatlântico britânico Queen Elizabeth naufraga próximo à costa de Southampton. 

1956 - Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fazem a primeira demonstração do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago. 

1959 - A cápsula instrumental do satélite científico americano Discover II se desintegra na atmosfera. 

1965 - Os Estados Unidos lançam bombas no Vietnã do Norte, causando um número indeterminado de vítimas civis. 

1967 - O Mercosul é criado em Punta Del Este, Uruguai. 

1970 - A Junta Militar do Peru, encabeçada por Juan Velasco Alvarado, publica a Lei de Minas, que faz parte das reformas econômicas desenvolvidas pelo governo. 

1982 - Guerra das Ilhas Malvinas. Em 14 de abril de 1982, a Inglaterra enviou tropas às Malvinas e venceu a disputa contra a Argentina. A Inglaterra e a Argentina começaram uma guerra pelo domínio das Ilhas Malvinas, após o país latino-americano invadir o arquipélago, localizado ao sul do continente. Mas a rendição dos argentinos só veio a ocorrer em junho. 

1982 - Termina a guerra pelas ilhas Malvinas, que seguem em poder da Grã Bretanha, vencedora na disputa com a Argentina. 

1985 - A Aliança Popular Revolucionária Americana ganha as eleições presidenciais e legislativas no Peru. Alan Garcia é o novo presidente. 

1986 - A força de aviões de guerra americanos com base na Grã-Bretanha bombardearam vários locais na Líbia, matando ou ferindo vários filhos de Muammar al-Kadafi e por pouco o próprio Kadafi. 

1986 - Os Estados Unidos bombardearam a Líbia em represália ao apoio do país a organizações terroristas. 

1987 - A URSS reata as negociações com a China para normalizar suas relações. 

1988 - A União Soviética decide retirar suas tropas do Afeganistão, invadido em 1979. 

1988 - O Papa João Paulo II se opõe à chamada eutanásia neonatal. 

1988 - Os ministros de Exterior afegão, paquistanês, soviético e norte-americano firmam, em Genebra, um acordo para solucionar o conflito no Afeganistão, junto ao secretário geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar. 

1992 - O trem de Alta Velocidade faz uma viagem experimental, entre Madri e Sevilha, sendo o mais rápido e moderno dos trens que circulam na Espanha. 

1993 - Um vendedor dos Estados Unidos ganha US$ 1 milhão, por ter acertado um arremesso de trás do meio da quadra, no intervalo de um jogo da NBA.

2004 - Bartolomeu I, patriarca ecumênico da Igreja Ortodoxa Oriental, formalmente aceitou as desculpas oferecidas pelo Papa João Paulo II em 2001 para o saque de Constantinopla (hoje Istambul) pelos exércitos cruzados no início do século 13.