13 DE ABRIL

13/04/2019 00:00

1598 - O rei Henrique IV da França promulgou o Edito de Nantes, na Bretanha, a concessão de uma grande medida de liberdade religiosa a seus súditos protestantes, os huguenotes. 

  1640 - O rei Charles I da Inglaterra convocou o Parlamento curto, a primeira a ser convocada em 11 anos. 

  1742 - É feita a primeira interpretação de O Messias, de Haendel, em Dublin.  

1743 - Nasce Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos.  

1813 - A Assembléia Geral Constituinte do Rio da Plata decreta um novo cunho para a moeda, sustituindo os bustos dos reis da Espanha pelas armas das Províncias Unidas do Rio da Plata. 

1813 - O general José Gervasio Artigas envia a Buenos Aires suas famosas Instruções, um programa que representava uma interpretação do movimento revolucionário que queria a independência da América.  

1829 - O Parlamento Inglês concede liberdade religiosa aos católicos. 

1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, embarca em uma viagem para a Europa, após firmar sua abdicação ao trono brasileiro. 

1849 - É proclamada a República da Hungria. 

1865 - As tropas paraguaias ocupam a região de Corrientes, na Argentina, por ordem do presidente Francisco Solano López.  

1895 - Alfred Dreyfus preso em Devils Island acusado de vender segredos militares para a Alemanha e condenado em um julgamento irregular contra um pano de fundo de anti-semitismo, oficial francês Alfred Dreyfus foi preso neste dia em 1895 em Devils Island, ao largo da Guiana Francesa. 

  1906 - Prêmio Nobel de dramaturgo e crítico Samuel Beckett que se acredita ter nascido neste dia na Irlanda. 

  1909 - Nasce a contista e romancista americana Eudora Welty, cujo trabalho é focado com grande precisão sobre os costumes regionais de pessoas que habitam uma cidade pequena do Mississippi que se assemelha à sua própria terra natal. 

1917 - O Brasil confisca navios alemães ancorados em seus portos. 

1919 - O exército britânico destrói uma cidade sagrada da Índia e executa pessoas que protestavam contra as novas leis impostas pelo império. 

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão. 

1943 - É descoberta, em Katyn (URSS), uma fossa com cadáveres de 4 mil oficiais poloneses executados pelos russos que faziam parte dos prisioneros de 1939.  

1943 - O presidente Franklin Roosevelt inaugura o Jefferson Memorial, onde são enterrados os presidentes dos Estados Unidos. 

1944 - O governo da Carolina do Sul ignora o direito ao voto dos negros, apesar de uma sentença do Tribunal Supremo dos EUA dando este direito. 

1949 - Iniciam-se os diálogos de paz entre comunistas e nacionalistas chineses. 

1964 - Sidney Poitier torna-se o primeiro negro a receber o Oscar de melhor ator, por Lilies of the Field. 

1975 - Começa a guerra civil no Líbano, que durou 15 anos. 

1980 - Um raio atinge um avião no Brasil, causando a morte de 54 pessoas.  

1984 - A moeda boliviana desvaloriza-se 300% em relação ao dólar. 

1986 - O circuito automobilístico de Jerez de la Frontera (em Cádiz) é inaugurado, com a disputa de um Grande Prêmio de Fórmula 1. O vencedor da corrida é o brasileiro Ayrton Senna. 

1986 - O Papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, primeira visita papal registrada à uma sinagoga. 

1998 - Nasce na Escócia a ovelha Bonnie, a primeira cria de Dolly, a ovelha clonada. 

1998 - Os dez seqüestradores do empresário Abílio Diniz entram em greve de fome, exigindo que os estrangeiros fossem expulsos do país, e que o único brasileiro pudesse cumprir a pena em liberdade. Em 1999, os estrangeiros foram extraditados para suas terras-natais e o brasileiro, transferido para o Ceará, onde conseguiu a condicional. 

1999 - O médico americano, Jack Kevorkian, conhecido como Doutor Morte, é condenado a 25 anos de prisão. Ele foi acusado de praticar a eutanásia em 130 pacientes terminais.

2002 - O golpe do exército que um dia antes havia instalado o empresário Pedro Carmona Estanga como presidente interino da Venezuela caiu neste dia, e na manhã seguinte, Hugo Chávez foi restaurado para a presidência.