11 DE ABRIL

11/04/2019 00:00

1713 - Os primeiros tratados de Paz de Utrech são firmados: a união entre Espanha e França é eliminada, e a Inglaterra inicia seu império colonial. 

1805 - Rússia e Inglaterra fazem uma aliança, em que se agregam Áustria e Prússia para lutar contra Napoleão Bonaparte.  

Resultado de imagem para Napoleão Bonaparte

1814 - O exílio de Napoleão. Em 11 de abril de 1814, depois de travar batalhas e ver o território francês ser invadido pela Rússia, Napoleão Bonaparte, abandonado por seus generais e parentes, acaba abdicando em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos. Posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba. 

1815 - A erupção do Monte Tambora, um vulcão na ilha de Sumbawa, na Indonésia, matou cerca de 10.000 pessoas. 

1870 - O general argentino Justo José de Urquiza, governador da província de Entre Rios e ex-presidente da Conferência Argentina. 

1882 - Nasce Fernando Frader, pintor argentino.  

1893 - Dean Acheson secretário-americano do estado de 1949 até 1953, conselheiro de quatro presidentes, e o principal criador de política externa dos EUA na Guerra Fria no período após a Segunda Guerra Mundial, nasceu. 

1895 - O patriota cubano José Julián Martí desembarcou em Cuba na cabeça de uma força invasora, cujo objetivo era conquistar a independência da Espanha. 

1908 - Nasce Ana Magnani, atriz italiana.  

1916 - Estados Unidos e Nicarágua firmam um convênio. A Nicarágua concede ao país norte-americano o direito exclusivo de construir e explorar um canal interoceânico pelo seu território.  

1917 - O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa. 

1919 - É criada em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), raiz do Tratado de Versalhes. 

1919 - Nasce Raymond Carr, historiador britânico. 

1929 - A Alemanha nega asilo político para Leon Trotsky.  

Resultado de imagem para Leon Trotsky

1935 - Começa a Conferência de Stressa, durante a qual Itália, França e Grã Bretanha concordam na necessidade de manter a independência e integridade da Áustria.  

1945 - O campo de concentração nazista em Buchenwald é o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial. 

1946 - Os Estados Unidos reatam oficialmente suas relações com a Argentina. 

1948 - O primeiro povoado chileno é ianugurado na Antártida. 

1951 - O presidente dos EUA, Harry S. Truman tirou o general Douglas MacArthur do comando das Nações Unidas e as forças dos EUA durante a Guerra da Coréia. 

  1953 - O Matemático Andrew Wiles John e idealizador de uma prova do último teorema de Fermat, nasceu em Cambridge, Cambridgeshire, Inglaterra. 

1961 - Tem início em Jerusalém, Israel, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichman, que fora o arquiteto da “Solução Final”, onde seis milhões de judeus foram exterminados. O promotor abriu o processo afirmando: “De pé ao meu lado encontram-se seis milhões de promotores”. 

Resultado de imagem para Adolf Eichmann

1962 - Termina o processo de mais de mil exilados em Cuba. Fidel Castro exige dos Estados Unidos US$ 62 milhões em troca dos prisioneiros.  

1963 - É publicada a encíclica do Papa João XXIII, chamada de “Paz na Terra”, Pacem in Terris. Nela o Papa afirma que “cada ser humano é uma pessoa; isto quer dizer, que ele é provido de inteligência e liberdade de ação” e que “uma injustiça muito séria é cometida por aqueles que tentam exterminar outros povos”. 

Resultado de imagem para Papa João XXIII

1964 - Dez dias depois do golpe militar, o general Castello Branco é eleito indiretamente para a presidência da República. 

1968 - A guerra racial eclode nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King. 

1970 - A Apollo 13 é lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transforma a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltam à Terra com sucesso. 

1977 - Morre Jacques Prevert, poeta francês.  

1979 - O presidente Idi Amín Dadá é derrotado em Uganda.  

1985 - Morre Enver Hoxha, político albanês.  

1986 - O Cometa Halley atingiu o seu perigeu (ponto mais próximo da Terra) durante a sua passagem mais recente perto do planeta. 

1990 - O Congresso brasileiro aprova o “Plano Collor”. 

1990 - O presidente do Haiti, Prosper Avril, deixa o cargo, devido às pressões da greve geral. 

1991 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara o cessar-fogo oficial da Guerra do Golfo. Isto ocorreu cinco dias após o ditador do Iraque, Saddam Hussein, ter aceito os termos para o fim da guerra. 

2001 - Cerca de 50 pessoas morrem esmagadas na África do Sul por causa de um tumulto durante um jogo de futebol em Johannesburgo. As equipes Kaizer Chiefs e Orlando Pirates eram as favoritas ao título do campeonato nacional.