Relembrando - Um Testemunho de Lee Vayle Sobre o Seu Trabalho com o Irmão Branham

07/10/2012 16:11

 

As Escrituras Sagradas revelam que Deus sempre fez uso de um homem para falar com o Seu povo. Desde o dia em que Israel não suportou a ouvir diretamente a Voz de Deus no monte Sinai, o Senhor prometeu que doravante somente falaria com os Seus filhos através de um profeta. Um profeta é alguém que ouve diretamente a Voz de Deus; todos os seus pensamentos na verdade são de Deus, e ao revelar os Seus desígnios, ele passa a ser portanto um porta-voz e ao mesmo tempo Deus para o povo.

 

Um profeta-mensageiro é uma porta-voz de Deus para o seu dia, uma autoridade vindicada e autorizada por Deus, uma espécie de vigário para Cristo. Um homem morre quando ele se recusa a aceitar a Sua maneira de Deus lidar com ele, através do princípio de Deuteronômio 18. Esta é a maneira que Deus usa para Se comunicar, o princípio Alfa e Ômega; e como um Deus imutável, Ele tem feito uso desse Seu recurso ainda em nossos dias, ao vindicar um profeta-mensageiro para falar conosco. Porém muitos não compreenderam e nem aceitaram essa forma simples de Deus tratar com o Seu povo. É por isso que em todas as eras em que Deus usou profetas para falar, tem havido escarnecedores e desprezadores de Seus profetas e de Sua Palavra, que não creem nas obras de Deus ainda que alguém vindicado por Ele esteja presente para declará-las. Eles desprezam a bondade de Deus tornando-se sábios aos seus próprios olhos.

 

Nesta era Deus usou um profeta-mensageiro para nos falar, porém este ministério tem sido rejeitado exatamente como foi o de Paulo e de outros que o Senhor enviou à Sua Igreja, simplesmente porque as pessoas ficam fora da sintonia de Deus, ao não compreender a maneira como Deus opera, que foi sempre por meio de um homem e não por um grupo ou uma denominação. Deus sempre usou um homem para Se revelar e manifestar-Se ao Seu povo, porém as pessoas sempre têm rejeitado essa Sua maneira por ser uma forma muito simples.

 

Deus usou William Branham com um poderoso ministério de cura divina; porém sempre que um ministério de cura é manifestado, consecutivamente é acompanhado também por uma nova mensagem, e não somente por um remendo novo em uma roupa velha. Os milagres em seu ministério, portanto, foram na realidade indicadores de algo ainda maior que estava prestes a vir, a saber, uma Mensagem que prepararia a Igreja para o Arrebatamento e que A introduziria ao Milênio. Por conseguinte, neste seu ministério, o Senhor Jesus Cristo teve muito mais proveito agora do que Ele mesmo teve em Seu próprio, nos Seus dias na carne há dois milênios atrás.

 

Nesta palestra ministrada a um grupo de irmãos canadenses, o Rev. Lee Vayle fará um pequeno resumo de seu ministério e dos anos de companheirismo vividos ao lado do irmão Branham. Eles se conheceram pessoalmente pela primeira vez em 1953, quando o irmão Vayle o procurou para uma entrevista numa manhã de domingo, no Tabernáculo Branham. Sendo o irmão Branham um profeta infalível, percebeu desde o início por revelação de que Deus estava enviando-lhe alguém que lhe auxiliaria muito em seu ministério, tanto em vida como também após a sua partida.

 

Por essa razão, após cinco anos de convivência juntos, o profeta de Deus requisitou ao irmão Vayle que largasse a igreja onde ele pastoreava, em Spencerville, Ohio, para auxiliá-lo como um administrador de suas campanhas, o qual o irmão Vayle concordou plenamente, e desde então, passou a dedicar a maior parte de seu tempo rendendo o seu ministério para dar-lhe assistência a qualquer tipo de trabalho que o irmão Branham requisitasse.

 

Ambos sempre desfrutavam de um companheirismo muito sincero e respeitoso. Eles eram mais do que simplesmente companheiros de ministério. Eles eram amigos com laços que se aprofundavam cada vez mais à medida que os anos passavam.

 

Ler esse testemunho ajudará ao leitor a conhecer não somente um pouco mais a respeito do ministério do irmão Branham, mas também de um homem em quem ele depositou sua total confiança.

 

Diógenes Dornelles

 

Algumas palavras de Lee Vayle extraídas de "Relembrando":

...A próxima vez foi em 1965, pouco antes de ele morrer. Foi em um domingo anterior à sexta-feira, quando ele se feriu. Nós tínhamos há pouco concluído uma viagem completa na Califórnia e voltamos. E eu estava para pregar naquela noite, mas eu não preguei. Eu voltei para casa ao invés de pregar. Hoje eu lamento muito de eu não ter pregado, mas essa é outra história.  

Mas Billy Paul disse: “Lee, papai quer falar com você”.  
Eu disse: “Billy, eu tenho visto o seu pai. Há centenas de pessoas que querem vê-lo. Eu realmente não preciso vê-lo”.  
Bem, ele disse: “Papai quer ver você”.  
“Oh”, eu disse, “neste caso, isso é ótimo. Basta dar-nos uma consulta durante todo o dia”.  
“Não”, ele disse. “Por favor. Ele quer ver você agora”.  
E eu entrei na sala, e eu não estou mentindo para você e fazendo qualquer coisa para tentar impressioná-lo. Percebi imediatamente que o rosto do irmão Branham me mostrava o que não me mostrou antes, de que algo mais havia acontecido.  
Agora, como Deus é minha testemunha, eu não vou mentir para você. Se eu estiver mentindo para você então eu vou responder no julgamento, porque eu sei que há um julgamento. Agora, por anos, sempre tenho tentado evitar o julgamento e dito: “Bem, esse pequeno julgamento é a apresentação”. Haverá um julgamento, e eu vou estar lá e julgado, e você vai estar lá. E William Branham e todo mundo vai estar lá. Então, vamos encarar isso. Mentirosos ou não mentirosos. Enganando a nós mesmos ou não, vai acontecer, e eu estou contente. E eu não estou querendo dizer que eu tenho aquele bom testemunho. Eu apenas estou contente de que haverá. Haverá. E eu não estou arrependido. Simplesmente haverá. Mas eu vou dizer a você, eu encontrarei você lá.  
Eu sabia que alguma coisa tinha acontecido. E ele me disse, ele disse: “Sim Lee, eu fui para a montanha. E Ele veio a mim”. E eu me esqueço de suas palavras exatas, mas há fitas que você pode obter, onde eu dou essas palavras exatas. E as palavras são estas, parafraseando: assim como uma criança pequena não tem medo, ele não sabia o significado de medo. O perfeito amor tinha lançado fora todo o medo. Ele estava preparado para ir para a sua morte, não importa qual ela fosse. Eu verifiquei com cada pessoa com quem eu pude verificar, e eu disse a Meda: “Você viu alguma coisa no irmão Branham?”. Eu verifiquei com Billy Paul. Eu verifiquei com cada pessoa que eu pude verificar, e nenhuma pessoa viu isso. Agora, eu não estou me tornando o único, mas, novamente eu sou, por este motivo. Eu estou aqui de pé dizendo a você. Nós tivemos um relacionamento e uma compreensão de modo que eu amava o irmão Branham com todo o meu coração. E eu lhe dei tudo o que tinha e possuía, e teria prazer em ter feito mais.

   
Check this out on Chirbit

 

 

Relembrando - Testemunho de Lee Vayle

 

Esta mensagem intitulada “Relembrando” (Reminiscing) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, em 13 de abril de 1986, domingo de manhã, em Edmonton, Alberta, Canadá. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em setembro de 2012, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 2 h e 06 min.)