Relato da Viagem do ir. Brian Kocourek à América do Sul

29/12/2013 12:24

Por Diógenes Dornelles

 

No começo do mês de dezembro de 2013, o irmão Brian Kocourek deu início a mais uma viagem evangelística pelos países do Chile e Argentina, a fim de rever alguns velhos companheiros de ministério, bem como também de conhecer alguns ministérios que tem se empenhado em promover a Mensagem precursora do Senhor Jesus Cristo neste tempo do fim. Muito poderia ser dito sobre o que foi ministrado e vivenciado nestes dias, porém o que apresentaremos aqui será apenas um breve resumo da visita do irmão Brian Kocourek aos irmãos chilenos e argentinos.

 

No dia 9 de dezembro, o irmão Brian desembarcou no aeroporto internacional de Santiago do Chile, para conhecer naquela cidade uma jovem e entusiasmada congregação que tem se reunido todas as semanas em seus cultos regulares para juntos examinar os estudos doutrinários do irmão Branham, do Rev. Lee Vayle e do ir. Brian Kocourek, sob a supervisão do irmão Boris Gabriel Agüero Muñoz, um jovem ministro que tem se empenhado na ministração dos estudos doutrinários naquela comunidade. Junto com o irmão Brian estava também o irmão Don Hoffman, um ministro de Minnesota que regularmente tem lhe acompanhado em outras viagens, como em sua recente campanha evangelística na África e em outros países. Também estava presente o irmão Mário Nina, ministro boliviano que nessas ocasiões sempre auxilia o irmão Brian fazendo a interpretação para o espanhol.

 

Irmão Mario Nina interpretando o irmão Brian Kocourek em Santiago do Chile

 

Todos os irmãos chilenos estavam muito felizes com a visita destes irmãos, cuja presença do ir. Brian e do companheirismo com os demais ministros e irmãos lá reunidos, serviu de um grande estímulo para que aquela congregação se mantivesse firme em seu posicionamento pela doutrina e pela Mensagem. Foram dois dias de ministração da Palavra de Deus, onde puderam ser compartilhadas com os irmãos as insondáveis riquezas do reino dos céus.

 

No dia 12, desembarquei pela manhã no terminal rodoviário de Córdoba, na Argentina, para juntos desfrutar pela primeira vez de bons momentos de companheirismo com os nossos amados irmãos argentinos.

 

Irmão Diógenes e irmão Enrique Villa, pastor de Córdoba, Argentina

 

Pouco mais de uma hora depois, os irmãos Brian, Don e Nina desembarcaram no aeroporto de Córdoba, para a ministração de cultos especiais no Tabernáculo Cristão El Shadai, sob a responsabilidade do irmão Enrique Villa. No culto de logo mais a noite, o ir. Brian também ministrou a Ceia do Senhor e o lava-pés com a congregação local.

 

Tabernáculo El Shadai, em Córdoba, Argentina

 

Este foi também um dos raros momentos em que o autor e o seu tradutor puderam estar reunidos para juntos terem um companheirismo saudável em torno da Palavra e conversar sobre o trabalho de tradução que temos realizado para auxiliar os irmãos de língua portuguesa. O irmão Nina e eu fomos presenteados pelo irmão Brian com um pequeno notebook, configurado com o programa atual do Word of the Hour, contendo além dos sermões do irmão Branham, os estudos doutrinários do irmão Lee Vayle e Brian Kocourek, no formato de texto, mp3 e vídeo, como uma ferramenta de apoio adicional, a fim de auxiliar-nos em nosso trabalho de tradução das literaturas da Doutrina da Mensagem.

 

Irmãos Don Hoffman, Mario Nina e Brian Kocourek, em Córdoba, Argentina

 

No segundo culto realizado no tabernáculo de Córdoba, a Palavra foi ministrada pelos irmãos Brian e Don. No encerramento do culto foi ministrada também uma pequena fila de oração. Encontrava-se presente nesta ocasião o irmão Juan Palacio, ministro do Tabernáculo Bethlehem, localizado na cidade de Villa Rumipal, para onde os irmãos Brian, Don, Nina, eu e todos os demais ministros e irmãos de Córdoba se dirigiram para a ministração de cultos especiais por dois dias naquela localidade.

 

Tabernáculo Bethlehem, em Villa Rumipal, Argentina

 

Em Villa Rumipal, horas antes de o irmão Brian entregar a sua primeira mensagem, a pedido do irmão Juan Palacio, foi feita uma visita a uma irmã que congregava naquele tabernáculo e que estava sofrendo de uma enfermidade terminal.

 

Aqueles foram dias muito quentes que estávamos presenciando na Argentina. No culto de logo mais a noite, o irmão Brian ao fazer a sua oração introdutória para a ministração da Palavra, pediu a Deus para que até o final do culto, a temperatura diminuísse para trazer um pouco de refrigério a todos os presentes. Pois pouco antes do encerramento do culto, teve início uma chuva que acabou mudando consideravelmente a temperatura, tornando-a mais fresca e amena. Em seguida, nos dirigimos a um salão de refeitório contíguo ao tabernáculo, onde devido ao forte barulho da chuva que caía, tornava bastante difícil ouvirmos até mesmo nossa própria voz quando falávamos. Enquanto eu conversava com o irmão Abel Colin, ministro e tradutor argentino, observamos que o ir. Brian ergueu as suas mãos para cima enquanto orava silenciosamente. Deduzimos que naquele momento ele estivesse agradecendo a Deus por Sua resposta pelo envio da chuva – como ele mesmo nos confirmaria mais tarde – a qual possibilitou uma temperatura bastante amena para todos, mas ao mesmo tempo estava pedindo para que ela agora cessasse. Dentro de poucos minutos a chuva parou e todos puderam conversar e ouvir um ao outro normalmente.

 

Irmãos Juan Palacio, Enrique Villa, Don Hoffman e Mario Nina em Villa Rumipal

 

No culto realizado na manhã seguinte, o irmão Brian celebrou a renovação dos votos do irmão Palacio com sua esposa que haviam jubilado no ano anterior. Durante a sua mensagem, sem fazer menção sobre a forma como Deus respondeu a oração do Seu servo na noite anterior, o ir. Brian nos contou sobre como o sobrenatural de Deus foi manifestado em Uganda, quando uma terrível tempestade sobreveio em meio a uma reunião em que ele estava ministrando, cujo relato reproduziremos aqui de um texto que já temos traduzido de um outro sermão, onde ele usou absolutamente as mesmas palavras como ditas em Villa Rumipal:

 

“Em Uganda Deus disse-me para tomar conta da reunião, mas Ele não me disse como fazê-lo. Mas eu estava pregando sobre Jesus ser o irmão mais velho de uma grande família de irmãos e, por isso, quando eu dei o primeiro passo sem nem mesmo ter uma ideia do que eu ia fazer para cuidar dessa reunião onde a tempestade estava tão feroz e os ventos tão fortes e o granizo tão grande que você não podia nem ouvir a si mesmo – pensar dificilmente – mas em obediência a isso eu dei o primeiro passo em direção ao púlpito e mais rápido do que a velocidade do pensamento, antes mesmo de eu terminar esse primeiro passo: 'whoosh', eu vi toda a cena do Irmão mais velho Jesus no barco dormindo, e em seguida, levantar-Se e ordenar a tempestade a parar. E quando o meu impulso me levou para esse segundo passo: 'whoosh', vi William Branham, um irmão mais velho que era conforme à imagem do Filho primogênito falar com a tempestade no Colorado para parar, e eu o vi correr ao redor da árvore louvando a Deus. E assim, quando eu cheguei a alguns passos depois, no púlpito, eu sabia que o que Deus fez por Seu Filho mais velho e ao outro filho na família, William Branham, Ele faria por mim, porque eu não pedi a Ele para fazê-lo, fui sentar-me, porque eu não conseguia nem me ouvir pregar. Mas Ele foi o que me disse para assumir o comando da reunião, e Ele é o que me mostrou o Filho primogênito parar uma tempestade, e o outro irmão mais velho parar uma tempestade, e sabendo que Ele é Deus e Ele não muda, eu fui para o púlpito, esperando a tempestade parar.

 

Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa. Não pense nem por um minuto que o diabo não estava lá também naqueles últimos passos. Oh irmão, com cada um daqueles últimos passos ele disse: 'O que você vai fazer quando você ordenar a tempestade parar e isso não acontecer? Você vai realmente parecer um idiota para estes ministros aqui'. Mas eu pensei que pelo menos eu seria um louco por Cristo. Mas eu também sabia que a mesma voz interior que me falou para ficar sob o ministério do irmão Vayle lá por volta de 1976, era a mesma voz interior que tinha falado comigo muitas vezes antes, e porque a minha motivação estava certa e que o meu objetivo era ensinar o relacionamento que Deus teve com o Seu Filho, e que a natureza obediente do Filho primogênito de Deus é o padrão para todos os filhos, e que isso que Ele me disse para fazer estava sempre em linha reta com a Palavra de Deus. Por isso eu entrei com confiança para aquele púlpito...”.

 

O irmão Brian havia orado e aquela tempestade parou imediatamente, e durante todo o tempo em que ele pregou não choveu. O ir. Brian também nos contou que durante um pequeno intervalo para descanso, observou-se que em alguns quilômetros ao derredor da área continuava chovendo, mas onde a congregação africana estava havia falhas entre as nuvens onde a luz do sol podia chegar até eles.

 

Irmão Brian em Villa Rumipal

 

Muitos que ouvem os vários relatos do ir. Brian sobre o manifestar sobrenatural de Deus tem tido a falsa impressão de que ele estaria com esses relatos buscando algum tipo de vindicação para o seu ministério, quando a verdadeira intenção é de demonstrar que se a Noiva possuir dentro Dela o mesmo Espírito que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos, Ela poderá fazer os mesmos sinais que Ele disse que faríamos. Porém infelizmente o que se tem percebido é que não estamos vendo quase a manifestação de sinais, e isso, segundo o ir. Brian, é porque os crentes não estão tomando posse da promessa de Deus em suas vidas, cujo foco está centralizado mais em adquirir um conhecimento teológico da Palavra do que em buscar uma experiência real e genuína com um Deus sobrenatural e que ainda faz milagres.

 

As mensagens entregues pelo ir. Brian Kocourek em Córdoba e Villa Rumipal, são do mesmo teor que ele vem pregando atualmente em seu tabernáculo em Lebanon, Ohio, baseado na sua série que estamos traduzindo intitulada “Cristo é o Mistério de Deus Revelado”. Depois da mensagem pregada, houve a ministração de uma fila de oração.

 

Irmãos Diógenes, Don Hoffman, Abel Colin e Brian Kocourek

 

Após o encerramento daquele culto, nos dirigimos imediatamente para a realização de um serviço fúnebre, onde a irmã que estava em um estado terminal havia falecido horas depois de ter recebido a visita dos irmãos Brian, Don e Nina. Embora ela estivesse incapacitada para até mesmo se comunicar devido ao seu grande sofrimento, seus familiares nos relataram que após ter recebido a oração, seu semblante era de alívio e de descanso, como se já estivesse pronta para partir.

 

E assim foi concluído os trabalhos ministeriais na Argentina. No dia seguinte saímos para conhecer algumas belezas naturais, visitando alguns pontos turísticos como o Vale de La Cumbrecita e a vila de colônia alemã General Belgrano. Foi maravilhoso ver a receptividade dos irmãos de Villa Rumipal que nos acolheu com um grande amor em seus corações, onde embora estivéssemos ali pela primeira vez, era como se já nos conhecêssemos há muito tempo. Todos estavam muito felizes com a visita dos irmãos ministros, os quais foram surpreendidos por uma emocionante despedida.

 

Salve esse artigo em arquivo PDF

                

Portugues              Espanhol

 

Deixe Aqui o Seu Comentário

Data: 30/12/2013

De: Miriam Villa.

Assunto: Agradecimiento.

Maravilloso su trabajo hno Diógenes!
Tal cual como sucedió.
Estamos felices de recibir a sus vasos que tanto bien nos han hecho con el mensaje de vida.
El Señor les retribuya.
Gracias . Dios les bendiga!
Tabernaculo El Sadaii.
Cba - Argentina.

Data: 30/12/2013

De: Eudizamor Pereira de Melo Junior

Assunto: Obra Santa

Que Deus abençoe grandemente a obra que os irmãos vem fazendo! Tenho plena convicção que grande galardão aguarda a cada um dos irmãos.

Data: 30/12/2013

De: Luis Henrique Stockmann

Assunto: Obra do Senhor

Uma Benção consideravel o trabalho dos irmãos. Que o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda sua Paz neste Novo Ano de 2014.
Abraços fraternal.

Novo comentário