O Livro das Eras da Igreja é Autêntico?

02/07/2011 18:20

Muitos comentários foram feitos questionando a verdadeira autoria do Livro das Eras da Igreja, escrito pelo nosso irmão William Branham. Alguns ministros até muito bem conceituados como os reverendos Ewald Frank e Raymond Jackson sugeriram que o irmão Lee Vayle havia escrito ou pelo menos alterado em boa parte o conteúdo do livro durante sua edição. Sem desejarmos aqui procurar descobrir agora quais foram os reais motivos que levaram a tantos irmãos a especularem sobre este assunto, o fato é que isso acabou gerando um certo desconforto entre os crentes da Mensagem pondo inclusive em risco a credibilidade de tão gigantesca obra.

No entanto, desde que os falsos boatos sobre a autoria do livro foram levantados, o Rev. Lee Vayle ao longo de seu ministério precisou por diversas vezes esclarecer ao povo da Mensagem de que ele não era o autor deste livro, como podemos verificar aqui nestas palavras:

Eles tentaram – eles tentaram dizer que Lee Vayle escreveu o livro das Eras da Igreja. Eu nunca escrevi o livro. O irmão Branham queria que eu o escrevesse. Eu não faria isto. Ele disse: “Você pode por o seu nome nele e por todos os seus diplomas”. Eu disse que eu não tenho nenhum, exceto o de “bom, mal, bom, malvado, mal, pior e pior”. Por quê? Porque não era a minha teologia. Eu não sabia sobre o Livro da Vida do Cordeiro; eu não sabia sobre o verdadeiro batismo do Espírito Santo; eu não sabia sobre um Arrebatamento adequado; eu não sabia sobre os selos e estas coisas. Como que eu poderia então por o meu nome a um livro? Essa era a sua doutrina, não a minha. Nunca tive uma coisa a ver com a doutrina. Eu nunca compreendi a semente da serpente. Eu sabia que ela existia porque eu havia lido um pouco do resumo aqui e ali, mas eu não tinha a idéia de como que tinha que ser a semente da serpente, que tinha que haver uma semente genuína. Não é minha doutrina mais do que nada.

Perguntas e Respostas Nº. 3 (2/08/1992) § 89

Além dessas enfáticas palavras ditas pelo Rev. Lee, desejamos transcrever aqui na íntegra um pequeno estudo elaborado pelo irmão Daniel Fussell onde ele cita as palavras do próprio profeta, apresentando-se como o verdadeiro autor do Livro das Eras, seguidas no final de seu documento pelos breves testemunhos do irmão Billy Paul e Rebekah Smith, em resposta às suas perguntas sobre a autoria do livro.

  

O Livro das Eras da Igreja é Autêntico?

Por Daniel Fussell

  Este livro foi editado pessoalmente durante quase 5 anos pelo próprio irmão Branham. Ele foi distribuído em 4 de Dezembro de 1965.

A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO (4/12/1960) JEFF. IN. EUA.

...da fita magnética, nós vamos escrever um comentário sobre as Sete Eras da Igreja, para enviar ao mundo todo, que pudermos, porque estamos nos últimos dias. Estamos no tempo do fim. Nunca se tornou tão claro no meu coração até a – a última eleição, e ENTÃO eu vi onde nós estamos. Então o Espírito Santo começou a me revelar, para – para advertir o povo, e posicionar isto. E eu não posso fazer isto numa – uma igreja como esta, suficientemente. E então se me sentasse e simplesmente escrevesse o livro... Eu sinto que se viesse ao púlpito, e a inspiração do Espírito Santo entre os cristãos viesse sobre mim, para me ajudar, então eu estaria mais apto a escrever o livro então, depois que eu extraísse isto da fita, porque aí conseguiríamos a inspiração para ele. Os livros, naturalmente, serão, por assim dizer, um pouco corrigidos, porque, aqui, nós incluímos coisas que não poderíamos pôr no livro. E então nós... E tomamos tempo demais repetindo, ou eu o faço. E então, no livro tudo isto será endireitado. Porém nós tentaremos pôr isto tudo, tanto quanto pudermos, em fitas.

A ERA DA IGREJA DE LAODICÉIA (11/12/1960), 

Então eu disse: “Tenho que ir para Jeffersonville e escrever este livro”, porque eu não sei por quanto tempo mais tenho que estar aqui. Mas se eu expressar isto e isso continuar escrito, depois que eu partir as Palavras se manterão vivas. Tenho a história aqui escrita que irá no livro. E eu venho aqui para trazer isto perante a igreja para encontrar a inspiração do Espírito Santo, porque eu não sei destas coisas por mim mesmo. Isso é verdade. Isso é no Nome do Senhor, isso é verdade, “eu não as conheço”.

LIDERANÇA (7/12/1965) COVINA. CA. EUA.

...falando em nossas Eras da Igreja (os quais temos os livros agora que estão saindo). O... Por que eu... sobre a MINHA ESCRITA das Eras da Igreja. E como que vemos a igreja, como está amadurecida, se levanta exatamente como faz toda a natureza.

PORTAS NA PORTA (6/02/1965) FLAGSTAFF. AZ. EUA. 

Agora, alguém aqui conhece o Dr. Lee Vayle? Creio que não... talvez não. Ele era um pregador batista, Doutor em Divindade, e ele tem os seus graus. Ele era um professor de ensino médio, para começar, e ele é um homem muito bom, homem erudito. E as minhas fitas das “Sete Eras da Igreja”, eu as enviei para ele para gramatizá-las. Porque o meu velho jeito de Kentucky “carregado, batido, e esforçado e acidentado”, isto não soa bem para as pessoas que leem os livros, por isso ele estava indo gramatizar isto para mim. E então, depois que ele terminou, enviou de volta umas duas vezes, para mais declarações. O qual o livro será impresso agora depois de aproximadamente três ou quatro anos.

TEMPO DE COLHEITA (12/12/1964) PHOENIX. AZ. EUA. 

No Livro de Apocalipse que eu estou escrevendo, um homem que está traduzindo ou gramatizando... Minha gramática é tão pobre; eu tenho um – um bom estudioso para gramatizar isto, colocar os substantivos certos e os pronomes juntos. O qual eu não sei qual é a diferença entre um substantivo e um pronome. Mas – mas ele sabe, e ele os está colocando... eu sei... A única coisa que eu sei, Deus dá Isto para mim e eu simplesmente O escrevo. Vê? E eles – eles precisam por isto assim se isso for para as escolas e coisas, eles – eles sabem o que pode lê-lo mais na sua maneira de entender.

TENTANDO FAZER UM SERVIÇO (27/11/1965) SHP. LA. EUA. 

Todos vocês viram no meu livro, estará tudo explanado nas “Sete Eras da Igreja”, [Distribuída pela Associação Evangelística William Branham - Ed.] o que Ele me contou; pelo qual tomo posição como uma testemunha para Deus a ser julgada no Dia do Juízo por Isto. Isto veio de Deus, não do meu pensamento. Note, aqui. Eu pensava – eu pensava diferente disso, se fosse ter meu próprio pensamento.

Uma das porções mais controversas do Livro das Eras de Igreja é a seguinte citação:

LIVRO DAS ERAS DA IGREJA. A ERA DE LAODICÉIA, CAPÍTULO 9

Agora este mensageiro de Malaquias 4 e Apocalipse 10:7 irá fazer duas coisas. 

Um: De acordo com Malaquias 4 ele converterá os corações dos filhos aos pais. 

Dois: Ele revelará os mistérios dos sete trovões em Apocalipse 10 que são as revelações contidas nos sete selos. Serão estas “verdades mistérios” divinamente reveladas que literalmente converterão os corações dos filhos aos pais do Pentecostes. Exatamente assim.

Lembre-se de que o Livro das Eras da Igreja foi um processo contínuo de edição ATÉ Dezembro de 1965. O mesmo contexto pode ser verificado várias vezes dentro de outros sermões do irmão Branham.

O JULGAMENTO (19/04/1964) TAMPA. FL. EUA.

Para os judeus Ele era o Filho de Davi. Para os gregos Ele era Deus, para nós Ele é Senhor, para os gentios. E agora, nos últimos dias Ele retornaria novamente como Filho do homem, porque Malaquias nos prometeu que haveria de ser levantado um profeta nos últimos dias que converteria os corações das pessoas de volta à (longe das organizações) – de volta à Palavra original, a fé dos pais, o pentecostes original. E quando Ele fez isto, São João 14:12, as obras que Ele fez também seriam feitas. Apocalipse 10 prometeu todo o mistério. Como que você vai revelar os mistérios? Veja o que Lutero largou, veja o que Wesley largou, veja o que pentecoste largou, e então revelar o segredo do coração para fazer disto o mesmo Deus no decorrer de toda a era, que nada mais é a não ser a Palavra de Deus que é manifestada de volta ao Filho do homem outra vez. Nós não procuramos por pregos de cravos; nós procuramos pela Palavra manifestada. Note, Deus prometeu estas coisas agora, e Ele faz isto da mesma maneira que Ele disse. Eu poderia dizer mais, mas vamos deixar o assunto; está ficando tarde.

TENTANDO FAZER UM SERVIÇO (18/07/1965) JEFF. IN. EUA.

Agora, Ele prometeu nos últimos dias aquilo que Ele faria. E Ele os enviou – a nós uma Mensagem, e esta Mensagem teria a mesma identificação como Elias teve, como teve Eliseu, como teve João Batista. E converteria os corações das pessoas, não para a denominação, mas de volta ao original, os pais apostólicos, de volta à Palavra. E como estas coisas tem sido vindicadas. Como que no toque do último anjo, Apocalipse 10: Nos dias do sétimo anjo estes mistérios que estão todos... Por que os metodistas fizeram isto, e o batistas, e a Igreja de Cristo, e as testemunhas de Jeová, todos fizeram isso? Os mistérios serão revelados nos últimos dias quando os sete anjos – a Mensagem do sétimo anjo, quando ele, não quando ele começa fazendo isto, mas quando ele começa a soar a sua Mensagem. Vê? Não os anos em preparação, mas o – quando ele começar a soar a Mensagem, estes mistérios então serão revelados. E aqui estão eles, sem conhecê-los, e vocês pessoas são testemunhas disso.

ALIMENTO ESPIRITUAL EM SEU TEMPO (18/07/1965) JEFF. IN. EUA.

Agora, marque isso com o que o último profeta disse: “Eis que eu vos envio o profeta Elias, e ele restaurará os – os corações dos filhos de volta aos pais”, (Vê?) uma Mensagem para trazê-los de volta à bíblia. E o Filho do homem estará Se revelando naquele dia. E naquele dia do toque da última era da igreja, o sétimo anjo, os mistérios de Deus deveriam ser conhecidos naquele dia. Os Sete Selos seriam rompidos; os mistérios de todas estas igrejas e coisas, como eles aconteceram e o que acon – como, o que aconteceu.

OUVI MAS AGORA VEJO (27/11/1965) SHREVEPORT. LA. EUA.

Agora, nos foram prometidas as eras da igreja através de reformadores, e nós as tivemos. Porém Ele prometeu, em Malaquias 4, que Ele manteria Seu padrão nos últimos dias, o que aconteceria: “Converter os corações dos filhos de volta à fé dos pais apostólicos.” Para aquele próprio propósito... E a igreja está tão partida em denominações e ismos, está tão destroçada que está morta; foi uma portadora. E então Ele prometeu, na hora da Mensagem do sétimo anjo, os Sete Selos seriam revelados; e os mistérios de Deus seriam revelados (Apocalipse 10) quando o sétimo anjo começasse a soar sua Mensagem, não o serviço de cura, a Mensagem que segue o serviço de cura.

As páginas seguintes contêm cópias de duas cartas que eu enviei pessoalmente e recebi do irmão Billy Paul Branham e de sua irmã Rebekah, relativo à autenticidade do Livro das Eras da Igreja.

12 de setembro de 2000 (excerto)

Querido Irmão Billy Paul,

...Uma pergunta foi levantada relativo à autenticidade do Livro das Eras da Igreja. Muitos do estrangeiro não estão bem informados ou tem compreensões diversas relativo ao profeta e a sua Mensagem. Desta perspectiva eu espero que você me responda algumas perguntas relativas ao processo de edição do livro do irmão Branham das Eras da Igreja. As perguntas seguintes pretendem ser honestas e sinceras e sem preconceitos ou segundas intenções.

·               É verdade que o Livro das Eras foi lido, em sua totalidade, para o irmão Branham, durante o processo de edição?

·               Estava o irmão Branham completamente envolvido e no controle dos conteúdos do Livro das Eras da Igreja?

·               Estava o irmão Branham com liberdade para fazer qualquer e todas as mudanças que ele desejasse ao livro?

·               Foram todas as mudanças que ele sentiu necessário serem feitas, realmente feitas durante o processo de edição?

·               Para o melhor de sua lembrança, você acredita que os conteúdos da prova final do Livro das Eras da Igreja sejam exatamente como o irmão Branham acreditava e ensinava?

Qualquer informação que você esteja disposto a compartilhar relativo a estas perguntas seria muito apreciada. Meu pai e eu fomos muito santificados por este livreto…

Que Deus possa abençoá-lo,

Sinceramente

Daniel Fussell

A carta acima foi devolvida de volta a mim com a palavra “sim” escrita à mão em cima de cada ponto dos marcadores das perguntas. Anexado estava a sua carta pessoal para mim com este resumo:

Querido Ir. Fussell,

“Eu lhe agradeço por sua carta sincera para mim sobre o livro das Eras da Igreja, e eu a respondi para você no melhor de meu conhecimento, e eu sei que perguntas tem sido levantadas sobre isto, mas papai disse que o livro das Eras da Igreja estava correto. O ir. Vayle ajudou a escrevê-lo, mas todo ele foi feito como papai contou-lhe a informação etc.”.

Seu por Ele,

Ir. Billy Paul Branham

A mesma carta foi enviada no dia 12 de setembro de 2000, para a irmã Rebekah Smith.  (A filha do irmão Branham)

Sua resposta:

Irmão Fussell,

“Eu fui uma das várias pessoas que leram o livro das Eras da Igreja para papai. Algumas das palavras não estão exatamente de acordo com o vocabulário normal dele, no entanto, ele concordou com cada parte do livro. Enquanto nós líamos, se houvesse qualquer mudança a ser feita, elas eram escritas à mão, no lado inverso do manuscrito. Se ele não estivesse de acordo com a prova final, o Livro das Eras da Igreja não teria sido impresso…”.

Sua irmã em Cristo,

Rebekah Smith

Tradução: Diógenes Dornelles

Salve este arquivo

 

  

Deixe Aqui o Seu Comentário

Data: 26/09/2016

De: MARCOS ARRUDA

Assunto: FALTOU HONESTIDADE POR DO IRMÃO BRANHAM,EM FALAR SOBRE PLAGIO QUE ELE FEZ DAS ERAS,E DOS SELOS,E OUTRAS MENSAGENS...DR CLARENCE LARKIN,É O AUTOR ,OU QUEM MAIS INSPIROU O IRMÃO BRANHAM,SOBRE TEMAS APOCALIPTICO.

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://believethesign.com/&prev=search***O que William Branham disse [1] O que Clarence Larkin disse [2] +++https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.believethesign.com%2Findex.php%2FFirst_Seal

Novo comentário