Livre Arbítrio Versus Eleição

28/05/2012 03:00

Quantos sabem exatamente o que significa “livre arbítrio”? Quantos estão realmente inteirados das suas implicações? E seriam elas bíblicas? Embora esse seja um tema extremamente complexo e profundo, eu propus tratar sobre esse assunto junto com uma série de outros estudos ministrados nas cidades de São José e Itajaí, em Santa Catarina, no mês de abril de 2012, nos tabernáculos sob a direção do pastor Valter Paulino.

 

Neste estudo eu apresento as principais implicações do que exatamente esse conceito filosófico do livre arbítrio promove, fazendo uma confrontação de cada uma delas com as Escrituras, demonstrando que tais implicações não possuem nenhuma harmonia com a doutrina bíblica da soberania de Deus e da predestinação. Também tento provar aqui que apesar de o irmão Branham mencionar o livre arbítrio em vários de seus sermões, ele não era a favor dessas implicações.

 

Um crente dessa mensagem, portanto, não pode mais continuar coxeando entre dois pensamentos por mais tempo. Ele terá que decidir se o seu destino está realmente em suas mãos como um resultado de sua volição e que nada está escrito, ou se prefere crer que ele é um eleito de Deus cujo destino eterno já foi determinado pelo soberano conselho de Deus desde antes da fundação do mundo.

 

Vários filósofos e expoentes da ciência tentaram provar que o livre arbítrio é uma fantasia e um delírio indefensável; mesmo assim, encontramos hoje entre os cristãos, muitas pessoas que não somente creem no livre arbítrio como também admitem que a salvação eterna é um resultado de uma escolha pessoal do homem e que Deus somente acompanha essa decisão adequando-a ao Seu programa divino.

 

Na verdade esse tema “Livre Arbítrio Versus Eleição” tem se tornado um verdadeiro tabu dentro da Mensagem, tendo em vista que quase ninguém ousa falar sobre o assunto, talvez por falta de preparo ou por não saberem como abordá-lo. E embora muito mais pudesse ser dito sobre isso, creio que esse estudo aqui apresentado poderá auxiliar ao estudante da doutrina da Mensagem a lidar com essa questão e até mesmo ajudá-lo a reaver certos conceitos que até então eram admitidos como certos, mais por força de uma tradição do que por fruto de uma investigação séria e esclarecida.

 

Aqui você terá disponível o arquivo em mp3 tanto para ouvir como também salvar em seu computador, e também o arquivo em formato de texto com a sua transcrição na íntegra. Meu desejo é que esse estudo possa servir de bênção para você. Leia, ouça e tire as suas conclusões.

 

Diógenes Dornelles

 

  

Salve o arquivo em PDF

 

 

Faça download do áudio

 

Ou ouça o áudio em mp3

 

 

Predestinados em Amor

Leia também a continuação desse mesmo assunto em "Predestinados em Amor"

Desde os anos 60 a ciência vem investigando sobre até que ponto o livre arbítrio é real

Deixe Aqui o Seu Comentário

Data: 07/03/2016

De: André China

Assunto: Livre arbítrio

Ouvi toda sua pregação com muita atenção, e confesso que é impossível não crer dessa forma como o sr. esclareceu nessa revelação Divina, contudo ainda fiquei com uma pergunta que não cala:
Como essa expressão "livre arbítrio" está descriminada, entendida, descrita e/ou traduzida nas Escrituras Sagradas Ir. Diógenes? De qualquer forma tem algo escrito, e o que é realmente que está escrito? Entendi que existe o livre arbítrio mais não é como imaginamos...tenho o livre arbitrio de escolher por exemplo de comer com garfo ou colher, apenas escolhas com relevancias terrenas, portanto serve como combustivel para a fé ...foi que entendi mais ou menos, mais de toda forma eu creio!

Obrigado!

Amém.

Data: 05/12/2015

De: Antonio

Assunto: Livre arbírio

4) A OFERTA DE CAIM: A oferta de Caim não foi aceita pois Deus conhece os corações.” 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (Gen 3:6-7)

Se Caim não tivesse opção em fazer o bem, Deus estaria mentindo para ele nesse momento. Deus disse que ele poderia dominar sobre o desejo do pecado.
Deus precisa mentir ao homem? Deus não mente. O Texto é óbvio.
Caim só teria a opção de fazer o bem, como Deus disse, se tivesse o livre arbítrio.
Se Caim não tivesse livre arbítrio, Deus estaria mentindo.
Deus mente?

Data: 30/12/2015

De: Diógenes

Assunto: Re:Livre arbírio

Esse argumento já foi discutido antes em outro sermão e provei que ele carece de fundamento, senão vejamos:

...Então amados, este texto que nós lemos fala de que estes dois irmãos ofertaram ao Senhor uma oferta de sacrifício. Abel ofertou à Deus e Deus Se agradou e recebeu a oferta de Abel e a Abel. Mas ao passo de Caim, a sua oferta Deus não recebeu. Agora, é bom que se deixe bem claro aqui desde o início de que o texto aqui não está tratando exatamente sobre salvação. A questão aqui não era se Abel fizesse uma oferta errada iria para o inferno ou se Caim ofertasse corretamente iria para o céu. A questão aqui não é salvação; a questão é simplesmente aceitar uma oferta. Eles tinham que oferecer uma oferta e se fosse uma oferta de acordo com a revelação, Deus receberia a oferta e o ofertante. A questão aqui não era salvação, mas apenas fazer uma oferta e Deus aceitaria a oferta.

E a Escritura diz que Deus aceitou a oferta de Abel, mas a oferta de Caim Deus não aceitou. Agora, por favor, quando Deus aceitou ali a oferta de Abel, Deus não estava salvando Abel. Abel já era salvo! [“Amém”] Porque somente um salvo poderia ter a fé que Abel teve para fazer o tipo de oferta que ele fez! E ali em Hebreus capítulo 11 é dito que pela fé Abel apresentou uma oferta mais excelente que de Caim, e nós sabemos pela explicação do profeta que fé é uma o quê? Revelação! [“Amém”]

Então se Abel tinha uma fé foi porque lhe foi revelada e só quem pode revelar é Deus mesmo! Teu livre arbítrio não te dá revelação. Estudar, fazer elucubrações, ler, não te dá revelação. É Deus mesmo Quem te dá. E SE ABEL TEVE UMA FÉ QUE FOI REVELADA A ELE FOI PORQUE DEUS DEU PARA ELE UMA FÉ, MAS VEJA QUE PARA CAIM DEUS NÃO LHE DEU NADA.

E a explicação é muito simples: ali havia duas sementes. Caim era semente da serpente; Abel era semente de Deus; embora fossem gêmeos eram sementes diferentes. A questão aqui não era ser salvo ou não. “Faça uma oferta correta e Eu vou te salvar”. A questão não era essa. O quadro de Gênesis 4 não era para mostrar para você que se Abel ou se Caim ofertassem corretamente seriam salvos. Este quadro aqui de Gênesis 4 que nós lemos apenas serve para mostrar à você que essa semente [da serpente] é irreconciliável e irredimível. Porque Deus falou para ele e mesmo assim se manteve relutante, recalcitrante, porque ele não tinha revelação. E ele não poderia obter a revelação porque a semente da serpente não pode obter a fé revelada, isso é só para os eleitos, [“Amém”] para os filhos de Deus.

E você sabe, há uma Escritura que mostra claramente isto. Eu quero ler para você aqui o Salmo 58:3-4, diz assim:
“Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; (desde o nascimento essa semente já está perdida) nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. (Por quê? Porque são filhos do pai da mentira) [“É verdade”] Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; (Por quê? Porque são filhos dela) são como a víbora surda, que tapa os ouvidos”.

Eu creio que Deus talvez tenha mostrado para Caim: “Caim, veja como Abel fez a sua oferta. Eu agradei... Eu Me agradei da oferta dele; faça como Abel fez, Caim, e Eu vou receber a oferta que você fizer para Mim”. Eu creio que talvez Deus tenha mostrado para Caim a oferta que Abel fez. Mas veja, isso era só o que Deus podia fazer. Ele não poderia revelar, Ele poderia apenas mostrar. Deus não pôde revelar para Caim.

Agora, Caim deu ouvidos? A Escritura diz que esse povo tem os seus ouvidos tapados; Caim não pôde dar ouvidos. Mas Jesus disse: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz e Me seguem!” [“Amém”; “Aleluia”] Mas este não pôde ouvir porque a sua natureza não permitia.

Do sermão “Predestinados em Amor” (31/05/2013) §§ 37-43

Data: 13/11/2012

De: Geam

Assunto: livre arbítrio

Se Deus foi o culpado pelo “endurecimento do coração de faraó”, Ele se tornou o responsável pelo pecado e, portanto, o diabo pode se desculpar para não enfrentar o juízo.
Êxodo 7:3 pode ser entendido com duas informações:
1) Uma bíblica
2) Outra cultural.
A informação bíblica vem de Êxodo 7:13, 8:19, 9:7, 34, 13:15. Esses textos afirmam que faraó se endureceu.
A informação cultural que nos ajuda na interpretação é de que os hebreus, por não fazerem uma separação entre o que Deus fazia (o bem) e não fazia (o mal), apresentavam a Deus como o responsável por tudo o que acontecia no mundo. Era comum eles apresentarem a Deus “fazendo coisas que, na verdade, Ele não impede de acontecerem”.
Unindo as duas informações, podemos concluir que em Êxodo 7:3, quando a Bíblia afirma que “Deus endureceu o coração de faraó”, Moisés usa um idiomatismo hebraico. É simplesmente uma maneira hebraica de dizer que Deus permitiu que faraó se endurecesse.
O endurecimento de Deus nunca é direto, mas, indireto. E isso, não por culpa dEle. Quando o Espírito atua no coração, a pessoa pode aceitar ou ficar mais endurecida ainda. Nesse sentido, indiretamente Deus pode endurecer o coração de alguém. Porém, a culpa não é de Deus, mas, do pecador que se rebela contra a Palavra dEle e se torna ainda mais endurecido.
O desejo de Deus é sempre que o pecador – por mais perverso que seja – se arrependa e tenha a vida eterna:
“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” (Ez 18:23, 32).
[Veja a incoerência do calvinismo: Deus "endurece" alguém e, ao mesmo tempo, pede para a pessoa se converter! Como alguém pode acreditar numa coisa dessas?]
Deus atua no coração, mas, sem forçar (Ap 3:20). Por isso, a Bíblia diz que a salvação é dada “a quem quiser” (Ap 22:17). Isso é possível por que, de acordo com Gênesis 3:15, Deus colocou uma inimizade entre o ser humano e satanás, de modo que, apesar de estarmos totalmente depravados (Rm 3), pela graça de Deus podemos exercer as nossas escolhas (Js 24:15).
Os que creem na predestinação determinista usam Êxodo 7:3 (entre outros textos) e reinterpretam estes versículos supracitados (que são claros) para ensinar que Deus, através de Sua predestinação, exclui alguns da vida eterna.
Através de um breve estudo do texto, contextualizando-o (1) com todas as declarações bíblicas sobre a atitude rebelde de faraó e (2) com os demais textos bíblicos que mostram ser desejo de Deus que cada pecador se converta, não restam dúvidas de que o determinismo é insustentável.
Os filhos de Deus não podem aceitar uma doutrina (predestinação determinista) que denigre o caráter de Deus e é totalmente contrária a todo o plano de salvação que oferece a cada pecador a oportunidade de ser salvo, caso aceite a Jesus Cristo como Salvador e Senhor (Jo 3:16; 3:36; Rm 10:9).
Graças a Deus há muitos calvinistas sinceros que têm abandonado tal heresia e encontrado o verdadeiro significado do evangelho!

Data: 28/11/2012

De: Diógenes

Assunto: Nem calvinismo, nem arminianismo, mas o caminho do meio

O calvinismo não é menos insensato quanto a teologia idolátrica que o arminianismo promove sobre o "livre" arbítrio humano. Um Deus cartesiano é um Deus irreal. Se realmente Deus deixasse o homem decidir o seu próprio destino eterno em suas mãos Ele não insistiria tanto na salvação de Seus eleitos como Ele demonstra insistir ao ir em busca dos que se rebelam contra Ele. Deus não faria um Jonas capitular de sua rebelião, por exemplo. Deus sabe apropriadamente usar os Seus meios de convencimento. Enquanto uma ovelha dentre as 99 estiver perdida, Ele não desistirá dela por mais que faça uso de sua volição para rebelar-Se contra a Sua Palavra.
A resposta para isso é aquilo que o apóstolo Paulo disse: "Ele nos predestinou EM AMOR". O arminianista ignora o amor predestinante de Deus. Deus nunca desiste dos Seus eleitos. Um eleito pode até lutar contra esse amor, mas no final ele sempre demonstrará ser irresistível. Não há rebelião que resista por tanto tempo. Seu "livre" arbítrio já possui uma inclinação natural e uma tendência inata para satisfazer o desejo da carne à revelia do Espírito, portanto não é livre, mas impingido por sua própria natureza pecaminosa. Mas uma vez que o eleito ouve a Palavra que é uma semente imorredoura, sempre encontrará em sua alma terreno fértil para brotar em seu tempo oportuno. Para um eleito Sua Palavra é invencível. Mas alguém que está destinado à irá jamais cederá a esse amor porque não há lugar em sua vida para ele. A Palavra de Deus não produz nenhum efeito sobre um filho da perdição. Estes sempre permanecerão endurecidos.
Dizer que Deus endureceu o coração de faraó significa que o Senhor não lhe concedeu a REVELAÇÃO da Palavra dada por Moisés para que se arrependesse. E até com o povo de Israel o Senhor fez o mesmo, pois todos os que morreram no deserto pereceram porque o Senhor em um ato soberano não lhes permitiu que compreendessem a Sua Palavra até o dia em que toda aquela geração passasse:
“Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas; porém NÃO VOS TEM DADO O SENHOR UM CORAÇÃO PARA ENTENDER, NEM OLHOS PARA VER, NEM OUVIDOS PARA OUVIR, ATÉ AO DIA DE HOJE”. (Dt 29:2-4)
Somente para a nova geração que surgiu e que herdou a Terra Prometida é que o Senhor lhes deu um coração para entender, ou seja, lhes deu a REVELAÇÃO da Sua Palavra, e a menos que o Senhor conceda isto ninguém entenderá, e ninguém deve discutir com Deus porque Ele é soberano em Seus propósitos.
Caim foi endurecido por sua própria natureza, incapaz de receber qualquer revelação. E mesmo que ele tivesse feito mil sacrifícios iguais aos de Abel isso não faria a menor diferença, porque seu pai, a serpente, sequer tinha uma alma, portanto nenhuma de sua descendência possui uma representação. Porém por se tratar de uma semente religiosa ela tem a capacidade de copiar uma mecânica, mas jamais a dinâmica, porque em seu DNA não há espaço para a revelação. Deus não desejou a morte do ímpio, mas por presciência sabia que isso seria inevitável. Por isso que para Caim Deus pôde apenas mostrar o sacrifício ideal, mas não revelar. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho quiser revelar. E a Sua revelação não depende de quem quer ou de quem corre, mas unicamente de Deus que Se compadece. É por essa razão que o arminianismo cego não somente desfigura o caráter de Deus, mas ofende Sua eterna soberania, a qual o homem com suas teologias vãs tenta sobrepujá-la a todo custo.

Deus te conhecia antes da fundação do mundo, e te predestinou para a Vida Eterna; ou você foi predestinado para a perdição eterna. (Hebreus Capítulo Um § 83)

Irmão, a muito tempo atras, antes do mundo ser ate mesmo... ter sua fundação; Deus através da Sua graça Eterna, Ele olhou par abaixo e pela presciência Ele viu a você e mim. Ele sabia em que era nós viveríamos, Ele sabia o que seríamos. Portanto, através da eleição, Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para estarmos com Ele sem mancha.
Então depois que veio o pecado... Deus não será derrotado, não importa o que aconteça. Ele nunca será derrotado. Então as mulheres começaram a trazer homens na terra. E Deus, através da graça Eterna, viu quem seria salvo e Ele te chamou, “Ninguém pode vir a Mim, a não ser que Meu Pai o chame primeiro. Não é para quem quer, ou para quem corre, mas para quem Deus mostra misericórdia”.
VOCÊ DIZ, “BEM, EU BUSCO A DEUS! EU BUSCO A DEUS!” NÃO, VOCÊ NUNCA BUSCOU! DEUS QUEM TE PROCUROU. Esta é a maneira que isto foi no princípio. (Hebreus 5 e 6 §§ 142-147)

Deus chama quem ele deseja. E é tudo através da eleição que nós encontramos. Nós descobrimos que “NÃO É PARA QUEM DESEJA SER SALVO, NÃO É PARA QUEM QUER OU PARA QUEM CORRE, É PARA QUEM DEUS TEM MOSTRADO MISERICÓRDIA. E ninguém pode vir a Jesus a não ser que Deus o aproxime primeiro”. Então o que tem você a fazer com isto de qualquer forma? VOCÊ NÃO TEM NADA A VER COM ISTO! Você está completamente fora do quadro. (Hebreus Cap. 6 – 2ª Parte, §§ 34)

Deixando de comer carne, e fazendo isto, e aperfeiçoando o corpo, você nunca terá Isto. E você tem que parar com isto, e fazer isto, e fazer isto, e isto, esta é a lei. Isto é legalismo. Nós não cremos nas formas legais da salvação. Nós cremos Nela “somos salvos pela graça.” E não é você, VOCÊ NÃO TEM NADA A VER COM ISTO, É A ELEIÇÃO DE DEUS QUE FAZ ISTO. “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o traga.” Isto é correto. E Ele... Tudo que Jesus veio fazer foi tomar aqueles que o Pai pré-conheceu; e os predestinou antes da fundação do mundo, para tornarem-se filhos e filhas de Deus. Amém. “Não é para o que corre ou para aquele que deseja, mas para os que Deus mostrar misericórdia.” É DEUS QUEM FAZ ISTO! VOCÊ NÃO PODE DE MODO ALGUM SE JACTANCIAR. NÃO TEM NADA QUE VOCÊ FEZ; DEUS, PELA GRAÇA, TE SALVOU; NÃO VOCÊ, VOCÊ MESMO; se você o faz, você tem algo para se jactanciar. Mas você não tem nada para se jactanciar. Todos louvores vão para Ele. É Ele. Então Ele te dá esta esperança segura, fazendo um juramento, a impossibilidade de alguma vez Seus filhos se perderem. (Hebreus Cap. 6 – 3 Parte, § 94)

Eu amo essa Mensagem! Obrigado Senhor por nos enviar o Teu Elias, prova de Teu amor predestinante!

Data: 11/01/2013

De: Doutrina da Mensagem

Assunto: Re:Nem calvinismo, nem arminianismo, mas o caminho do meio

Amem meu irmão. Deus continue iluminando tua vida, teu ministério de ensino.

Novo comentário