Há Um Só Deus

14/06/2012 12:00

Certa vez um escriba perguntou ao Senhor Jesus Cristo qual era o grande mandamento da Lei, e o motivo de sua pergunta era saber se Jesus estava através dos Seus sinais e maravilhas promovendo a fé no único Senhor Deus de Israel ou em algum outro deus ou até a Si mesmo como Deus. A única resposta para aquela pergunta era o que se encontra escrito no livro de Deuteronômio 6:4-5: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. E foi exatamente isso que o escriba ouviu dos lábios do Senhor Jesus.

 

Com essa resposta, o Filho de Deus afastou toda a falsa suspeita de que Ele estivesse ali promovendo um outro deus ou até mesmo a Si próprio como sendo esse único Senhor Deus de Israel. Porém o que eles não sabiam era de que esse mesmo Deus estava ali diante deles tabernaculando no corpo de Seu Filho Jesus Cristo; Deus, a Suprema Deidade, estava encarnado num corpo de carne e osso para reconciliar o mundo pecador Consigo mesmo. Deus não poderia enviar um anjo ou algum outro filho Seu para fazer essa obra, mas Ele mesmo desejou vir e conviver entre os homens ao fazer-Se Homem mediante o corpo de Seu Filho Jesus Cristo.

 

Portanto aqueles que rejeitassem o Filho de Deus estariam também desprezando a Deus que O enviou. Em Sua oração ao Pai Jesus disse: “A vida eterna é essa, que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a Quem enviaste”. Durante todo o Seu ministério o Filho de Deus esteve falando desse único Senhor Deus, e compartilhava desse Seu ensino diariamente com os Seus discípulos. Mas jamais Jesus Se apresentou como sendo esse mesmo Deus, mas sim como o Filho enviado por Deus Seu Pai. Tal ensino de Jesus foi depois pregado pelos apóstolos, os pais da igreja, que procuravam fazer uma distinção entre Deus e o Seu Filho Jesus.

 

Porém, desde que a igreja cristã passou a se organizar, esse ensino dos apóstolos passou a ser substituído por credos estabelecidos em inúmeros concílios realizados com o objetivo de promover uma outra fé contrária a que foi ensinada por Jesus.

 

Houve vários estudiosos e teólogos que ao longo da história tentaram da sua própria maneira restaurar a Mensagem original dos apóstolos, combatendo as doutrinas da igreja romana com idéias próprias suas que ainda assim estavam longe daquilo que Jesus e os Seus discípulos haviam ensinado. Somente nesta última era da Igreja é que esse ensino deveria ser restaurado através de um profeta vindicado por Deus, que levaria consigo o ministério de Elias que converteria os corações dos filhos de volta aos pais apostólicos.

 

Porém mesmo agora com essa Mensagem restaurada por um profeta vindicado, ainda persiste entre alguns a prática de se pregar um outro Evangelho diferente daquele que foi ensinado por Jesus e Seus discípulos.

 

Este sermão “Há Um Só Deus”, trata um pouco de tudo isso, onde aqui eu procuro recapitular os pontos mais sobressalentes sobre o ensino de Jesus Cristo a respeito da existência de um único Deus que enviou o Seu Filho, com base tanto nas Escrituras como nas mensagens de William Branham.

 

Neste sermão pregado em abril de 2012 na cidade de Itajaí-SC, eu fiz pela primeira vez a denúncia à doutrina sabelianista que tem sido pregada em muitos de nossos tabernáculos, e que vem sendo falsamente apresentado pelos ministros da mensagem como sendo a Mensagem da Hora pregada pelo irmão Branham, provando que o profeta de Deus não ensinou sabelianismo como certas denominações trinitárias tem lhe acusado.

 

O irmão Branham promoveu a mesma fé dos pais da Igreja que pregavam um Deus que tinha um Filho, enquanto Sabélio fazia do Filho apenas um atributo ou ofício onde Deus Se manifestou. Este mesmo Deus, segundo Sabélio, foi também quem morreu na cruz, ensino esse que tem sido defendido pelos sabelianistas da Mensagem, fazendo uso até mesmo de uma má tradução das Escrituras.

 

Meu desafio aqui foi de através do meu exemplo encorajar os estudantes da doutrina da Mensagem a investigar as Escrituras para assim compreender o ensino de William Branham que jamais em todo o seu ministério pregou qualquer coisa que fosse diferente da Palavra de Deus, antes pelo contrário, sua Mensagem é um reflexo perfeito daquilo que a Bíblia espelha e ensina.

 

Eu me esforcei ao máximo para tratar de todos esses assuntos usando da linguagem mais simples possível de modo que qualquer um possa compreender. Que esse estudo sirva de bênção para você, é a minha oração.

 

Diógenes Dornelles 

Salve o arquivo em PDF

  Hay Un Solo Dios

Português                                                     Espanhol 

 

Faça download do áudio