Charlie Coulson, o Garoto Baterista

19/05/2015 15:05

 

Por Max Lewis Rossvally

 

Max Lewis Rossvally (1828 - 1892) foi um médico judeu alemão que no ano de 1858 emigrou para Nova Orleans, Louisiana, nos Estados Unidos. Em abril de 1861, quando o estado de Louisiana decidiu se unir aos Estados Confederados da América contra a União, o Dr. Rossvally entrou na guerra civil sendo recrutado para o serviço confederado como um médico cirurgião. Pouco tempo depois, por causa de seu inglês mal falado, ele foi abordado e solicitado pelos seus comandantes para ir em direção ao norte, e se juntar ao exército da União como um espião, o qual ele fez. Nesta condição, ele passava então suas informações para o quartel confederado localizado em Richmond, na Vrigínia.

 

Porém após os três dias da sangrenta batalha de Gettysburg, na Pensilvânia, ocorrida em julho de 1863, onde mais de 50 mil soldados de ambos os lados perderam suas vidas, o Dr. Max Rossvally passou por uma experiência que lhe marcaria pelo resto de sua vida. Ele conheceu um menino baterista cristão chamado Charlie Coulson, com graves ferimentos de batalha, e que devido ao seu estado avançado, precisou ter o seu braço e perna amputados. Este jovem baterista, apesar das terríveis dores de suas feridas, não excitou em testemunhar ao médico judeu de sua fé e amor por seu Salvador Jesus Cristo. Rossvally por ser um judeu ortodoxo, sempre foi desde cedo instruído a detestar a Jesus chamando-O de “um impostor”.

 

Entretanto, após ter passado cinco dias de suas amputações, o jovem baterista chamou o médico para lhe dizer que enquanto ele estava sendo operado, orava por sua alma não convertida. Isso causou àquele doutor um enorme impacto, que não conseguia entender como era possível que aquele menino pudesse ignorar a sua própria dor para se preocupar com sua alma. Momentos depois de sua conversa com o médico judeu, o menino não resistiu aos ferimentos e faleceu.

 

Dez anos depois deste e de vários outros incidentes, o Dr. Rossvally acabou aceitando Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. O que veio a seguir foi uma verdadeira luta em sua vida pessoal, sendo amaldiçoado pela sua própria família por ter abandonado a sinagoga onde frequentava.

 

Pouco depois de sua conversão, Rossvally renunciou ao seu cargo no exército dos Estados Unidos e passou a dedicar a sua vida na obra de evangelismo, levando não somente gentios, mas também muitos outros judeus como ele a reconhecer o Senhor Jesus Cristo como o Messias pelo qual eles tanto procuravam. Ele fundou a Associação Cristã Hebraica, em Nova York, e se tornou um evangelista de repercussão, fazendo visitas a inúmeras cidades na América, Canadá e Europa, sempre testemunhando da sua fé em Jesus Cristo. Seus últimos dias de vida foram em Leeds, Inglaterra, onde ele administrava uma clínica médica gratuita que atendia a população judaica onde mais tarde, em outubro de 1892, veio a falecer.

 

Este livro é um comovente testemunho contado pelo próprio Dr. Rossvally, cuja história de sua conversão tem sensibilizado a leitores do mundo todo.

 

Diógenes Dornelles

 

Charlie Coulson, o Garoto Baterista

 

Esse livro é mais uma tradução minha em parceria com a Editora A Mensagem. Ele está disponível somente na forma impressa. Para pedidos, acesse o portal da editora ou escreva para o e-mail mensagemeditora@gmail.com