A Mensagem de William Branham Versus Teorias Unicistas

13/01/2015 08:19

Muitas vezes o irmão Branham era confundido pela sua maneira de ensinar com a organização pentecostal conhecida como “Só Jesus”, que ensinava que o Pai, Filho e Espírito Santo eram apenas ofícios ou manifestações de Deus. Como o irmão Branham mostrava-se contrário à doutrina trinitária de três pessoas da Divindade, isso fez com que todos pensassem que ele fosse um unicista, tendo em vista de que essa era geralmente a única opção para quem se dizia contrário à doutrina da trindade.

 

Uma outra razão que confundia as audiências ao ponto de fazerem supor que o irmão Branham fosse um unicista devia-se à sua linguagem e maneira de expor o seu entendimento, que de certa forma remontava aos mesmos princípios defendidos pelo unicismo. Porém como será mostrado nessa ministração, ao longo de seu ministério o irmão Branham expôs uma esclarecida resistência às teorias unicistas que no seu dia eram defendidas, e ele constantemente afirmava também que não era um unicista baseado no fato de que ele possuía um pleno conhecimento do que essa doutrina ensinava, e que por sua vez, não estava em conformidade, tanto com as Escrituras, quanto com a sua maneira pessoal de crer e de ensinar.

 

Porém essa dificuldade de se obter um discernimento mais elucidado do ensino unicista para o ensino de William Branham tem chegado hoje ao seu extremo ao ponto onde os próprios ministros da Mensagem não somente pregam unicismo, como ao mesmo tempo negam de todas as maneiras fazê-lo. Como conseqüência disso, muitas outras teorias unicistas além daquelas que o próprio o irmão Branham combateu em seus dias, vem sendo hoje defendidas e aprovadas pelo povo da Mensagem, teorias estas que uma vez confrontadas com a Mensagem de William Branham, não se sustentam e muito menos possuem base bíblica. Aqui você verá algumas dessas teorias que foram inseridas na Mensagem por meio de uma tradição, a qual tem sido defendida pela grande maioria e que não possuem nenhum amparo na Bíblia e na Mensagem.

 

Mesmo o irmão Branham insistindo em dizer que ele não era unicista, hoje os próprios denominacionais lhe acusam de ser um falso por ter supostamente pregado unicismo; isso somente por conta do que os demais ministros da Mensagem estão pregando. E é por essa razão que estes mesmos ministros da Mensagem nunca puderam defender William Branham de tal acusação, pois do contrário eles teriam que ser forçados a combater os mesmos ditames doutrinais que eles encobertamente defendem.

 

Nunca a tradição dos homens nessa Mensagem foi tão exposta como nessa ministração, que procura fazer uma análise criteriosa e fiel de cada declaração feita pelo irmão Branham respaldada pelas Escrituras Sagradas. Esperamos que esse estudo venha auxiliar aqueles que buscam um esclarecimento maior sobre esse assunto.

 

  

Salve o texto em PDF

 

Faça download do áudio