Data: 30/12/2015

De: Diógenes

Assunto: Re:Livre arbírio

Esse argumento já foi discutido antes em outro sermão e provei que ele carece de fundamento, senão vejamos:

...Então amados, este texto que nós lemos fala de que estes dois irmãos ofertaram ao Senhor uma oferta de sacrifício. Abel ofertou à Deus e Deus Se agradou e recebeu a oferta de Abel e a Abel. Mas ao passo de Caim, a sua oferta Deus não recebeu. Agora, é bom que se deixe bem claro aqui desde o início de que o texto aqui não está tratando exatamente sobre salvação. A questão aqui não era se Abel fizesse uma oferta errada iria para o inferno ou se Caim ofertasse corretamente iria para o céu. A questão aqui não é salvação; a questão é simplesmente aceitar uma oferta. Eles tinham que oferecer uma oferta e se fosse uma oferta de acordo com a revelação, Deus receberia a oferta e o ofertante. A questão aqui não era salvação, mas apenas fazer uma oferta e Deus aceitaria a oferta.

E a Escritura diz que Deus aceitou a oferta de Abel, mas a oferta de Caim Deus não aceitou. Agora, por favor, quando Deus aceitou ali a oferta de Abel, Deus não estava salvando Abel. Abel já era salvo! [“Amém”] Porque somente um salvo poderia ter a fé que Abel teve para fazer o tipo de oferta que ele fez! E ali em Hebreus capítulo 11 é dito que pela fé Abel apresentou uma oferta mais excelente que de Caim, e nós sabemos pela explicação do profeta que fé é uma o quê? Revelação! [“Amém”]

Então se Abel tinha uma fé foi porque lhe foi revelada e só quem pode revelar é Deus mesmo! Teu livre arbítrio não te dá revelação. Estudar, fazer elucubrações, ler, não te dá revelação. É Deus mesmo Quem te dá. E SE ABEL TEVE UMA FÉ QUE FOI REVELADA A ELE FOI PORQUE DEUS DEU PARA ELE UMA FÉ, MAS VEJA QUE PARA CAIM DEUS NÃO LHE DEU NADA.

E a explicação é muito simples: ali havia duas sementes. Caim era semente da serpente; Abel era semente de Deus; embora fossem gêmeos eram sementes diferentes. A questão aqui não era ser salvo ou não. “Faça uma oferta correta e Eu vou te salvar”. A questão não era essa. O quadro de Gênesis 4 não era para mostrar para você que se Abel ou se Caim ofertassem corretamente seriam salvos. Este quadro aqui de Gênesis 4 que nós lemos apenas serve para mostrar à você que essa semente [da serpente] é irreconciliável e irredimível. Porque Deus falou para ele e mesmo assim se manteve relutante, recalcitrante, porque ele não tinha revelação. E ele não poderia obter a revelação porque a semente da serpente não pode obter a fé revelada, isso é só para os eleitos, [“Amém”] para os filhos de Deus.

E você sabe, há uma Escritura que mostra claramente isto. Eu quero ler para você aqui o Salmo 58:3-4, diz assim:
“Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; (desde o nascimento essa semente já está perdida) nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. (Por quê? Porque são filhos do pai da mentira) [“É verdade”] Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; (Por quê? Porque são filhos dela) são como a víbora surda, que tapa os ouvidos”.

Eu creio que Deus talvez tenha mostrado para Caim: “Caim, veja como Abel fez a sua oferta. Eu agradei... Eu Me agradei da oferta dele; faça como Abel fez, Caim, e Eu vou receber a oferta que você fizer para Mim”. Eu creio que talvez Deus tenha mostrado para Caim a oferta que Abel fez. Mas veja, isso era só o que Deus podia fazer. Ele não poderia revelar, Ele poderia apenas mostrar. Deus não pôde revelar para Caim.

Agora, Caim deu ouvidos? A Escritura diz que esse povo tem os seus ouvidos tapados; Caim não pôde dar ouvidos. Mas Jesus disse: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz e Me seguem!” [“Amém”; “Aleluia”] Mas este não pôde ouvir porque a sua natureza não permitia.

Do sermão “Predestinados em Amor” (31/05/2013) §§ 37-43

Novo comentário