Data: 28/11/2012

De: Diógenes

Assunto: Nem calvinismo, nem arminianismo, mas o caminho do meio

O calvinismo não é menos insensato quanto a teologia idolátrica que o arminianismo promove sobre o "livre" arbítrio humano. Um Deus cartesiano é um Deus irreal. Se realmente Deus deixasse o homem decidir o seu próprio destino eterno em suas mãos Ele não insistiria tanto na salvação de Seus eleitos como Ele demonstra insistir ao ir em busca dos que se rebelam contra Ele. Deus não faria um Jonas capitular de sua rebelião, por exemplo. Deus sabe apropriadamente usar os Seus meios de convencimento. Enquanto uma ovelha dentre as 99 estiver perdida, Ele não desistirá dela por mais que faça uso de sua volição para rebelar-Se contra a Sua Palavra.
A resposta para isso é aquilo que o apóstolo Paulo disse: "Ele nos predestinou EM AMOR". O arminianista ignora o amor predestinante de Deus. Deus nunca desiste dos Seus eleitos. Um eleito pode até lutar contra esse amor, mas no final ele sempre demonstrará ser irresistível. Não há rebelião que resista por tanto tempo. Seu "livre" arbítrio já possui uma inclinação natural e uma tendência inata para satisfazer o desejo da carne à revelia do Espírito, portanto não é livre, mas impingido por sua própria natureza pecaminosa. Mas uma vez que o eleito ouve a Palavra que é uma semente imorredoura, sempre encontrará em sua alma terreno fértil para brotar em seu tempo oportuno. Para um eleito Sua Palavra é invencível. Mas alguém que está destinado à irá jamais cederá a esse amor porque não há lugar em sua vida para ele. A Palavra de Deus não produz nenhum efeito sobre um filho da perdição. Estes sempre permanecerão endurecidos.
Dizer que Deus endureceu o coração de faraó significa que o Senhor não lhe concedeu a REVELAÇÃO da Palavra dada por Moisés para que se arrependesse. E até com o povo de Israel o Senhor fez o mesmo, pois todos os que morreram no deserto pereceram porque o Senhor em um ato soberano não lhes permitiu que compreendessem a Sua Palavra até o dia em que toda aquela geração passasse:
“Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas; porém NÃO VOS TEM DADO O SENHOR UM CORAÇÃO PARA ENTENDER, NEM OLHOS PARA VER, NEM OUVIDOS PARA OUVIR, ATÉ AO DIA DE HOJE”. (Dt 29:2-4)
Somente para a nova geração que surgiu e que herdou a Terra Prometida é que o Senhor lhes deu um coração para entender, ou seja, lhes deu a REVELAÇÃO da Sua Palavra, e a menos que o Senhor conceda isto ninguém entenderá, e ninguém deve discutir com Deus porque Ele é soberano em Seus propósitos.
Caim foi endurecido por sua própria natureza, incapaz de receber qualquer revelação. E mesmo que ele tivesse feito mil sacrifícios iguais aos de Abel isso não faria a menor diferença, porque seu pai, a serpente, sequer tinha uma alma, portanto nenhuma de sua descendência possui uma representação. Porém por se tratar de uma semente religiosa ela tem a capacidade de copiar uma mecânica, mas jamais a dinâmica, porque em seu DNA não há espaço para a revelação. Deus não desejou a morte do ímpio, mas por presciência sabia que isso seria inevitável. Por isso que para Caim Deus pôde apenas mostrar o sacrifício ideal, mas não revelar. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho quiser revelar. E a Sua revelação não depende de quem quer ou de quem corre, mas unicamente de Deus que Se compadece. É por essa razão que o arminianismo cego não somente desfigura o caráter de Deus, mas ofende Sua eterna soberania, a qual o homem com suas teologias vãs tenta sobrepujá-la a todo custo.

Deus te conhecia antes da fundação do mundo, e te predestinou para a Vida Eterna; ou você foi predestinado para a perdição eterna. (Hebreus Capítulo Um § 83)

Irmão, a muito tempo atras, antes do mundo ser ate mesmo... ter sua fundação; Deus através da Sua graça Eterna, Ele olhou par abaixo e pela presciência Ele viu a você e mim. Ele sabia em que era nós viveríamos, Ele sabia o que seríamos. Portanto, através da eleição, Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para estarmos com Ele sem mancha.
Então depois que veio o pecado... Deus não será derrotado, não importa o que aconteça. Ele nunca será derrotado. Então as mulheres começaram a trazer homens na terra. E Deus, através da graça Eterna, viu quem seria salvo e Ele te chamou, “Ninguém pode vir a Mim, a não ser que Meu Pai o chame primeiro. Não é para quem quer, ou para quem corre, mas para quem Deus mostra misericórdia”.
VOCÊ DIZ, “BEM, EU BUSCO A DEUS! EU BUSCO A DEUS!” NÃO, VOCÊ NUNCA BUSCOU! DEUS QUEM TE PROCUROU. Esta é a maneira que isto foi no princípio. (Hebreus 5 e 6 §§ 142-147)

Deus chama quem ele deseja. E é tudo através da eleição que nós encontramos. Nós descobrimos que “NÃO É PARA QUEM DESEJA SER SALVO, NÃO É PARA QUEM QUER OU PARA QUEM CORRE, É PARA QUEM DEUS TEM MOSTRADO MISERICÓRDIA. E ninguém pode vir a Jesus a não ser que Deus o aproxime primeiro”. Então o que tem você a fazer com isto de qualquer forma? VOCÊ NÃO TEM NADA A VER COM ISTO! Você está completamente fora do quadro. (Hebreus Cap. 6 – 2ª Parte, §§ 34)

Deixando de comer carne, e fazendo isto, e aperfeiçoando o corpo, você nunca terá Isto. E você tem que parar com isto, e fazer isto, e fazer isto, e isto, esta é a lei. Isto é legalismo. Nós não cremos nas formas legais da salvação. Nós cremos Nela “somos salvos pela graça.” E não é você, VOCÊ NÃO TEM NADA A VER COM ISTO, É A ELEIÇÃO DE DEUS QUE FAZ ISTO. “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o traga.” Isto é correto. E Ele... Tudo que Jesus veio fazer foi tomar aqueles que o Pai pré-conheceu; e os predestinou antes da fundação do mundo, para tornarem-se filhos e filhas de Deus. Amém. “Não é para o que corre ou para aquele que deseja, mas para os que Deus mostrar misericórdia.” É DEUS QUEM FAZ ISTO! VOCÊ NÃO PODE DE MODO ALGUM SE JACTANCIAR. NÃO TEM NADA QUE VOCÊ FEZ; DEUS, PELA GRAÇA, TE SALVOU; NÃO VOCÊ, VOCÊ MESMO; se você o faz, você tem algo para se jactanciar. Mas você não tem nada para se jactanciar. Todos louvores vão para Ele. É Ele. Então Ele te dá esta esperança segura, fazendo um juramento, a impossibilidade de alguma vez Seus filhos se perderem. (Hebreus Cap. 6 – 3 Parte, § 94)

Eu amo essa Mensagem! Obrigado Senhor por nos enviar o Teu Elias, prova de Teu amor predestinante!

Novo comentário